Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Coisas e Loisas - 41

1946 - Sociedades irregulares


Estes três amigos nada têm a ver com a oficina aqui citada.
Manuel Marques Soares (sacristão), «Neca Varela», como era
vulgarmente conhecido, já falecido e Manuel da Silva Pinto da
Carvalhosa. A oficina ficava do lado direito do local onde estão
estes três amigos.
É verdade! Em 1946 havia já as chamadas sociedades irregulares.
Encontramos um papel, que já não sabemos porque carga de água nos veio parar às mãos, que achamos curioso e original.
Os intervenientes eram conhecidos e ao filho de um deles, o Avelino dos Santos Gomes, demos conhecimento da sua existência, que achou interessante, nostálgico e saudoso, porque, dizia, que naquele tempo seu pai - Porfírio Augusto Gomes - poderia ter obtido avultadas vantagens, pela atribuição exclusiva da representação das afamadas marcas Sachs, Zundapp e outras.
O documento é uma declaração, pela qual os intervenientes colocam fim a uma sociedade irregular que mantinham, cujo conteúdo era este:
 
DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE
 
Os abaixo assinados, Porfírio Augusto Gomes, casado, comerciante, de Aguieira, Valongo do Vouga, e Jerónimo da Silva Bouceiro, casado, empregado industrial, de Arrancada do Vouga, declaram o  seguinte:
1º- que dissolveram nesta data a sociedade comercial irregular que existia entre ambos, com estabelecimento em Arrancada e Valongo, que girava sob a firma Gomes & Bouceiro, Lda. e que se destinava à indústria de reparação e comércio de bicicletas;
2º- que todo o activo e passivo da sociedade dissolvida fica adjudicado ao signatário Porfírio;
3º- que, feitas as contas e considerando a actual  desvalorização dos materiais, se fixou, por acordo, em Esc. 32.000$00 (trinta e dois mil escudos) a quantia a entregar pelo sócio Porfírio ao sócio Bouceiro para liquidação integral da cota e suprimentos deste último;
4º- que a referida importância foi nesta data entregue ao sócio Bouceiro;
5º- que os signatários constatam ter havido durante a gerência da sociedade extinta alguns mal entendidos, não deixando todavia de haver uma certa correcção e honestidade.
 
Arrancada do Vouga, 9 de Março de 1946.
 
Porfírio Augusto Gomes
Jerónimo da Silva Bouceiro
 
Nota: Os mais antigos lembram-se destas oficinas, principalmente a de Valongo, junto ao adro da igreja, onde funcionou até há pouco tempo um café.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...