Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Efemérides - 8

Casa do Povo de Valongo do Vouga
25 anos do Grupo de Folclore


Já lá vão 25 anos que teve início, de forma oficial, o grupo de Folclore Infantil da Casa do Povo de Valongo do Vouga. Decorria o ano de 1986, quando se verificou o arranque para a apresentação oficial, que seria em Junho de 1987 em Festival organizado para o efeito.
É desse tempo o que está escrito em papeis e que guardei, até que mexendo e remexendo os fui encontrar. Esse papel constituía uma espécie de apresentação oficial na maior parte dos locais onde o Grupo se deslocasse.
Hoje, como é natural, o Grupo já deixou a sua infantilidade, pois os componentes cresceram e tornaram-se jovens. Actualmente e bem, está designado por Grupo Infantil e Juvenil. A apresentação padrão, era assim naquele tempo:

Esta uma fotografia, transformada em postal ilustrado, editado pela Casa do Povo em 1989.
Foi uma tarde inteira com as crianças percorrendo os lugares mais pitorescos e típicos da freguesia, registando em imagem fotográfica os primeiros componentes do Grupo de Folclore Infantil da Casa do Povo de Valongo do Vouga

As origens da freguesia de Valongo do Vouga, do concelho de Águeda e dos mais de 20 lugares que a compõem, perdem-se na memória dos tempos, admitindo-se a sua existência anterior à fundação da nacionalidade.
Entre os primeiros povos que invadiram a península e que aqui se implataram, avulta a existência de vestígios da civilização romana, cujo espólio arqueológico a Casa do Povo preserva no seu museu, pelas escavações levadas a efeito a expensas do seu fundador e benemérito Sousa Baptista, no local denominado e conhecido da antiguidade por «Váccua", donde se julga derivar a palavra VOUGA, ponto de passagem da estrada romana, mesmo ao lado da estrada nacional nº 1.
Documentos posteriores, como o inventário de D. Gonçalo e D. Flâmula, no ano de 1050 se referia às terras de "TOTUM VALLE LONGUM" e outras da área da freguesia.

*****

Atentos à necessidade de preservar as danças, cantares, costumes e tradições da região em que a freguesia se encontra inserida, a direcção da Casa do Povo de Valongo do Vouga empenhou-se em fomentar e apoiar o "nascimento" de um Grupo de Folclore.
E concluiu-se também que a melhor forma de fazer perdurar a riqueza folclórica existente, seria a sua transmissão através das crianças.
Desta forma foi fundado em 1986 o Grupo Folclórico Infantil da Casa do Povo de Valongo do V ouga, cuja apresentação oficial teve lugar em Junho de 1987 num Festival realizado para o efeito, após prévia preparação das crianças, recolhas e ensaios.
Pelas justificações antes enaltecidas, as crianças apresentam-se em com trajes de adultos outrora usados na região e que obedecem, da forma mais autêntica, quer na sua concepção, quer nos tecidos de origem, às recolhas entretanto levadas a efeito.
Quanto às modas, dever-se-á acentuar que além dos Viras e Verde-Gaios, abundam na região as modas de terreiro ou de roda. Todas representam um pouco da freguesia, das freguesias limítrofes e da região onde nos encontramos, a REGIÃO DA BAIRRADA-VOUGA. Umas baseadas nas recolhas efectuadas e outras provenientes de recolhas levadas a efeito por elementos do Grupo que apoiam e acompanham (na altura) as crianças deste Grupo, constituído ao todo, entre dançarinos e tocata, por 38 elementos.

*****

Já foi assim a apresentação do Grupo em espectáculos. A situação modificou-se, para melhor, e agora, crê-se, está totalmente alterada. Mas sobre este assunto há mais, que aqui faremos passar em devido tempo.

4 comentários:

Isamar disse...

Olá,

Gostámos muito do novo "layout" do blog. Muito primaveril.

Jorge Gonçalves disse...

Boa noite, amigo José Ferreira. Ao consultar o seu blog pela primeira vez recordei o Grupo Folclórico Infantil e a minha passagem por lá. Afinal fiz parte das primeiras crianças que o fundaram, crianças na altura, homens hoje. Parabéns por esta oportunidade que me deu para recordar e recuar até alguns anos atrás.
Quem sabe se um dia não voltamos a reunir novamente. Fica a ideia.
Na foto sou a criança do acordeão.
Um abraço,
Jorge Gonçalves.

Jorge Gonçalves disse...

Boa noite, amigo José Ferreira. Consultei pela primeira vez o seu blog e recordei com muitas saudades o Grupo Infantil da Casa do Povo. Fui uma das crianças que que esteve presente nos primeiros anos de vida do Grupo. Quem sabe se um dia destes não proporcionamos o reencontro. Fica a ideia.
Na foto eu sou a criança do acordeão.
Um abraço,
Jorge Gonçalves.

José Marques Ferreira disse...

Um homem desse tamanho a dizer que foi uma das crianças que esteve presente nos primeiros anos de vida do Grupo!!!
Pois é Fernando... como o tempo passa...
A tal crianças está à frente do ensaiador daquele tempo, o Manuel Tomás.
Era a crianças, do acordeão, como outras, o Pedro, no cavaquinho e as suas traquinices. O Barrocas que de dançarino de folcore, com traje de pescador, deu-lhe para o atletismo, onde singrou e bem.
É verdade... fcai a ideia de nos juntarmos...
A responsabilidade, agora, pertence ao meu amigo Fernando, à sua mãe e, mesmo com a fatalidade que lhe aconteceu, ao pai também

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...