Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2011

As falhas...

...No post anterior

É isso. No post que antecede, há duas situações que carecem de ser complementadas. Uma é a foto da antiga capela do lugar de Carvalhal da Portela, que terá sofrido obras de manutenção. Ela aqui fica, uma vez que tínhamos dito que uma foto antiga andava por aí perdida.

Esta era a velha capela do orago S. Marcos

A segunda é que não lemos completamente a acta da sessão da Junta de Freguesia de 10 de Janeiro de 1915, porque a certa altura regista o seguinte:

«E finalmente foi deliberado realizar-se no próximo domingo, dezassete do corrente, uma sessão extraordinária para cuidar dos assuntos que se relacionam com a arrematação da 1ª tarefa da construção da casa de Escola.»

Significa que em Janeiro de 1915 e como se tem referido antes, a Junta andava atarefada com o problema da Escola Primária, sobre a qual se acentua chamar-se «casa de escola». E não era para menos numa época onde grassava, de forma acentuada, em toda a população, o analfabetismo.
Ficam estes dois pormenores que, não sendo nada de especial, são merecedores de tratamento adequado quanto à história de alguns factos que vimos seguindo e registando há muito.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...