Powered By Blogger

sábado, 27 de dezembro de 2008

INVOCAÇÕES A NOSSA SENHORA

Àcerca das invocações que antes já tínhamos publicado, chegaram-nos através de comentários, que estão publicados nos respectivos locais a que dizem respeito, e pessoalmente, diria que alguns pedidos para aqui mencionar ainda uma invocação que, não sendo da freguesia de Valongo do Vouga, como diz a pessoa em questão, que muito estimo e considero, "também faz parte do Vouga". Trata-se de Nossa Senhora da Glória. Socorrendo-nos do livro publicado a que nos referimos já no trabalho anterior, vamos ver o que diz sobre Nossa Senhora da Glória.

Citação Bíblica: - E aos que predestinou, a esses também os chamou; e aos que chamou, a esses justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou." (Rom 8,30).


INVOCAÇÃO: - Dever do homem é reconhecer e celebrar a glória divina: proclamar as maravilhas de Deus Criador, Deus Salvador, Deus Santificador.
Maria, a mais sublime Obra da Criação, é a primeira no reconhecimento e na celebração desta Glória. Por isso a invocamos com este título.
É padroeira da freguesia da Glória (Sé de Aveiro), desde 1835-36, possivelmene também para honrar a Rainha D. Maria da Glória.
A imagem, que se encontra na Sala Museu da Sé, pertenceu à demolida igreja de S. Miguel, onde tinha a invocação de Nossa Senhora da Graça.


Por se tratar de um pedido oportuno e justificado, feito por pessoa que me merece muita consideração e amizade, como acima refiro, aqui deixo esta invocação acompanhada da respectiva imagem, por sinal bonita e rica em arte, com madeira estofada e policromada, do século XVIII.

1 comentário:

Saraï disse...

... Agradecida pela excepção às terras do Marnel... era um pedido por curiosidade, e cuja resposta muito agradeço, e mais agradeço a inclusão no blog a título de excepção mas como útil informação para todos nós naturais da freguesia da Glória.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...