Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

IGREJA PAROQUIAL DE VALONGO DO VOUGA

Pia Baptismal do século XVI
Enquanto não cumprimos com a promessa de completar o trabalho sobre a semana, como nas páginas abaixo se menciona, pelo interesse e importância de que se reveste, acompanhada da respectiva foto, transcrevemos umas notas históricas sobre a pia baptismal que se encontra na igreja paroquial de Valongo do Vouga, do "Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro - Zona Sul - 1959" da Academia Nacional de Belas Artes, que diz:
«De categoria é a pia baptismal. Trabalho feito em calcário, do princípio do século XVI, época manuelina; posto que não venha das principais oficinas mas da simples artificiania, é obra pouco comum. Dotada de pé curto e de secção quadrada, segue traçado octogonal na taça, produzindo um corpo de rectângulos e um de trapézios em ligação com o pé; quatro desses rectângulos são decorados de um busto de criança desnudada, cercada de haste vegetal, dois deles com um par de crianças igualmente entre a folhagem, os dois restantes só de folhagens; os trapézios do segundo sector são cheios de temas florais diversamente compostos; em cada ângulo do pé há um rosto humano e nas faces folhagens cruzadas.»

Acrescentamos que se tudo o que consta descrito sobre a Igreja de Valongo fosse aqui transcrito, ocuparia um espaço de todo incómodo para se poder ler. Assim, sempre que as oportunidades surgirem, iremos dando conta de alguns excertos descritos naquela obra sobre a Igreja de Valongo do Vouga. De destacar ainda (e temos intenção de o poder fazer) o que consta sobre a Igreja de Lamas do Vouga, cuja localidade cabe na intenção editorial deste blogue.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...