Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Leandro Augusto Martins - 2

O Vasco da Gama do Rio de Janeiro

Não sei se terá sido o único, mas este grande clube brasileiro de futebol (antes desportos náuticos) teve como presidente um português, de Valongo do Vouga!
Andávamos clicando pelo espaço cibernauta, quando deparámos com um facto surpreendente (para nós) no site do Vasco da Gama, clube a que já nos referimos quando pesquisámos histórias e factos do futebol em Valongo do Vouga, na obra «Valonguense - A  Memória dos Tempos». 
O site do Vasco da Gama - SEMPRE VASCO - cita que o 4.º presidente "foi o industrial Leandro Augusto Martins, nascido em sete de Setembro de 1862 em Arrancada do Vouga, Portugal. Foi eleito de maneira unânime no dia 26 de Agosto de 1900, uma época difícil para o Vasco em termos materiais e financeiros, afinal o cruzmaltino tinha acabado de sair de uma grave cisão que quase colocou um ponto final na história do clube."
Seguidamente confirma que o novo presidente foi o criador (sic) da casa de móveis Leandro Martins, sendo hoje grande referência em antiquários.
Além de ter participado activamente na evolução da vida do Rio de Janeiro, nomeadamente na sua iluminação, refere o site que "é o único presidente do Vasco que tem uma rua baptizada em sua homenagem, localizada no centro do Rio." De referir ainda que não se «esqueceram» de apontar que este português muito fez pela sua terra. É legível no site.
O site que temos vindo a citar, termina com o que chama uma "Ficha Técnica", referido em jeito de biografia:

- 4.º presidente do Vasco;
- Mandato 1 (1900-1901);
- Benemérito;
- Nascimento: 7/9/1862;

Em roda-pé, são apresentadas as fotos do seu palacete na Póvoa, o diploma de sócio benemérito do Vasco da Gama, um aspecto da sua casa de móveis e a sua fotografia.
Em Valongo do Vouga, quem é que sabia isto? Nós confessamos que desconhecíamos estes feitos, como os de tantos outros portugueses que sempre «ocuparam» e fizeram progredir o mundo.
A transcrição e digitalização do site daquele clube brasileiro é apenas parte do seu conteúdo.
Que ao que diz respeito a este Valonguense, nos deixou perplexos, porque ignorávamos o facto e o feito.

A seguir: - A inauguração do palacete.

1 comentário:

Isamar disse...

Olá!
Mais um tema importante da nossa freguesia.
Obrigada por partilhar as memórias de Valongo.
Beijinhos,
Isabel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...