Powered By Blogger

sábado, 24 de outubro de 2015

Leandro Augusto Martins - 1


Este nome é de um Valonguense, que foi sócio de Joaquim Soares de Souza Baptista, no Rio de Janeiro (Brasil) onde ambos tinham uma grande casa e fábrica de móveis.

É muito conhecida esta história, que não se diluiu, na sua totalidade, no pó dos tempos. Mas cremos que vai rareando aqueles que memorizaram este nome e o possam recordar e identificar como um grande contribuinte para o benefício da freguesia e das suas gentes, quando nada havia, nomeadamente no que respeita aos mais pobres, escolas, etc., estas existindo em precárias condições, fez com que fossem bastante melhoradas, nomeadamente as de Arrancada.
Sem qualquer apoio, anotamos estes dados históricos de memória que nos ficou do primeiro proprietário que construiu o palacete da «Quinta da Póvoa», inaugurado no dia do seu aniversário, que se verificou em 8 de Setembro de 1925, segundo o jornal Soberania do Povo de 5 de Setembro de 1925.

Entretanto, no jornal Valongo do Vouga de Novembro de 1983, Elísio Fernandes de Oliveira, que ali manteve durante alguns anos a rubrica «Da Minha Janela», a esta individualidade se refere com mais alguns elementos que, ao que parece, os citava de memória. Temos mais elementos que vão dar para vários post's, registando-os neste cantinho internauta. Dizia Elísio Fernandes de Oliveira:
«A casa foi inaugurada oficialmente com uma grande festa de família (cujos pormenores, como disse, aqui vão ser postados) em 8 de Setembro de 1925. 
Foi o melhor projecto do Arq. João Gomes, de Alquerubim e a construção, feita pelo sr. Manuel Tavares Corga, de Brunhido, a melhor obra da sua vida.
Como prémio de tanto trabalho e zelo, o sr. Leandro Martins ofereceu ao sr. Corga um potente carro Ford que fazia a nossa admiração e a da vizinhança.»
Leandro Martins, que foi um grande industrial de marcenaria no Rio de Janeiro, onde granjeou enorme fortuna, nasceu em 7 de Setembro de 1862.
Esta data, registada no site que vamos divulgar brevemente, deve estar em contradição com a mencionada de 8 de Setembro apontada pelo sr. Elísio Fernandes de Oliveira.
Aqui em cima uma digitalização desta notícia, apresenta-se mais completa em outros números da Soberania do Povo que aqui temos a intenção de mencionar e transcrever.
Porque este se refere à inauguração do palacete, apresenta-se a foto possível do mesmo logo após a sua construção, que está inserida no jornal Valongo do Vouga antes citado.

A seguir: - Leandro Martins e o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...