Ao lado e abaixo apresentam-se três situações relacionadas com a heráldica da freguesia de Valongo do Vouga. Ando a tentar descobrir o porquê das cores verde e amarelo (e ainda um azul) que foram adoptadas. Tenho desconfianças, mas não certezas e provas.
Parece esquisito estar a fazer esta interrogação, dirão. Mas não, e eu explico porquê.
A heráldica anterior, antes da mudança de estatuto, está legalizada por Parecer emitido em 21/2/1996, com publicação no Diário da República nº 135, de 12/6/1996 e registado na DGAL, sob o nº 22/96, de 25/6/1996.
E antes desta situação, a heráldica era como ainda é. Penso eu...
Poderão responder-me: «Passaste pela Junta e esta dúvida nunca foi levantada?» É verdade, nunca me passou isso pela cabeça... e agora fazia jeito.
Na Junta de Freguesia nada mais me sabem explicar além disto. A nova heráldica, que vai ser diferente mas respeitando as mesmas cores de base actuais, está em curso.
A heráldica da Câmara Municipal também está com as mesmas cores de base. Mas o que quero saber é como nasceu, de quem foi a ideia, quais as motivações e significados que se levou a enveredar pelo verde e amarelo!
Qual a primeira legislação que veio disciplinar e criar regras para a heráldica das localidades (freguesias e outras)? Será a Lei 53/91, de 7 de Agosto? E antes de 1991? Eu confesso que não sei... Alguém sabe?
Por intermédio da Junta de Freguesia, chegou a ventilar-se a hipótese de uma pergunta ao Organismo Oficial sobre este assunto. Mas, ao que parece, as respostas ficam para um amanhã...
Em cima o Brazão antes da alteração de Estatuto, a Bandeira e o Estandarte, ainda do antigamente.
Bandeira para hastear em edifícios
Estandarte para cerimónias e cortejos
1 comentário:
Olá,
Boa questão essa?!
Quando souber a resposta, também gostaríamos de ficar esclarecidas.
Um abraço
Isabel e Lucília
Enviar um comentário