Powered By Blogger

sábado, 6 de novembro de 2010

Gente destas terras - 35

Padre João Maria Carlos
3/10/1900 - 6/11/1957


Foi também, e cabe aqui nesta rubrica, «Gente destas terras». Porque o foi na realidade no desempenho do seu múnus.
Faz hoje, 6 de Novembro, que desapareceu este prelado. Que paroquiou nesta freguesia. Não o cheguei a conhecer, mas muitas pessoas me falavam dele. Penso que foi ele que me administrou o sacramento do Baptismo. Saiu em 23 de Abril de 1948, indo exercer a sua acção evangelizadora em Ílhavo. Era um homem bom, cativante, pelo que depreendia das histórias e do modo como me falavam dele.
Nasceu na Gafanha da Nazaré a 3 de Outubro de 1900. Ordenado em 11 de Março de 1933.
Faleceu na Murtosa a 6 de Novembro de 1957, onde, entretanto, se encontrava como Pároco desta vila.
Deixou marcas na freguesia, quer pela sua aproximação com os paroquianos e outras iniciativas, nomeadamente pela construção da residência paroquial, erguida no tempo da sua permanência aqui.
Como tenho dito, deixo esta lembrança e esta efeméride, para recordação de alguns poucos que com ele conviveram e ainda estão no nosso número. Para os mais novos, que fiquem a saber que este homem passou por cá. Caso contrário, nós próprios é que apagamos e destruímos a história.
Para terminar: a um amigo da Gafanha enviei há uns tempos atrás esta digitalização. Fui surpreendido com a resposta esclarecedora que da família a que pertencia foram dados à Igreja apenas (!) cinco sacerdotes.


Nota: Com a ajuda do jornal «Valongo do Vouga» de Janeiro de 1978, página 9.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...