Powered By Blogger

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Coisas e Loisas - 29

A biografia de Souza Baptista

Busto de Sousa Baptista, frente às instalações da Casa do Povo, inaugurado em 4-12-1988

Já tive oportunidade de denunciar alguma coisa sobre um trabalho de pesquisa que estou a realizar. Nesse trabalho, há coisas que passam, necessariamente, pelo crivo e pela lupa dos factos, dos elementos e dos casos concretos.
Não sendo intenção «molestar» o trabalho já feito, antes pelo contrário, enaltecer os que por aí existem de muita importância literária e histórica sobre Souza Baptista, ao passar na lupa esses pormenores relacionados com a sua biografia, encontrei um pequeno detalhe que me parece não ter as contas bem feitas.
Não tenho documentos. Tenho apenas factos que, talvez, demonstrem situações que merecem que se diga alguma coisa.
Os factos:
-É conhecido que Souza Baptista nasceu em 19 de Janeiro de 1874. A fonte de confirmação obtive-a hoje, na lápide da sua modesta e simples campa rasa. Nela está os anos de 1874 - 1963.
-Regressou do Brasil em 1927, segundo se encontra escrito em várias fontes históricas. Também hoje, fui à capela lateral de Santo Afonso, na Igreja, e lá está a pedra alusiva que diz: «1927 - Joaquim Soares de Souza Baptista - Principal Bemfeitor desta Capela».
-Desde o ano do seu nascimento até ao ano do seu regresso, medeiam 53 anos. Há quem diga que regressou à sua terra com 43 anos de idade, o que para esta situação concreta é um lapso, talvez das contas feitas.
- Faleceu em 28 de Outubro de 1963. Contados os anos desde a data de nascimento, na hora do seu falecimento tinha a provecta idade de 89 anos. Neste caso não há qualquer divergência. Já o disse em post anterior que em 28 de Outubro de 1963 não estava eu na freguesia, mas na Guiné. Mas com isto não quero valer-me de qualquer desculpa.
Se qualquer lapso não existir no que acabo de anunciar, penso que fica feita uma correcção sobre as contas, cujo cálculo terá sido objecto de algum lapso involuntário. Mas sendo um lapso, não me parece correcto que ele fique mencionado da mesma forma, sem que haja alguém que o altere. É de elementar princípio ético fazê-lo. Todos cometemos lapsos...
Era só isto...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...