Powered By Blogger

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Souza Baptista - 1

Funcionário público no Brasil?

De Souza Baptista, por muito o que tem sido  escrito, não terá sido dito tudo, nomeadamente alguns pormenores de vida por que terá passado. As pesquisas servem para que se possa descobrir, sobre as coisas, os factos, a história e até a vida de pessoas. É o caso de, como resultado, se ter encontrado sobre Souza Baptista, o que nos leva a supor algo mais sobre a sua história de vida a que nos referimos no início. Por isso, com base na teoria explanada, é de supor que Souza Baptista, emigrado no Brasil, terá sido funcionário público do Estado de Minas Gerais, a crer na publicação encontrada e que a seguir deixamos digitalizada. Se assim for, poderá ter desempenhado funções estaduais no Brasil antes de se ter dedicado à indústria de mobiliário. Com as naturais reservas que a situação aconselha, deixamos esta curiosidade de Souza Baptista aquando da sua estadia no Brasil. Este recorte parece ser de um órgão oficial, uma espécie do nosso Diário da República, no qual era publicado tudo aquilo que se relacionava com a actividade público-administrativa do Estado de Minas Gerais.
E ali está a publicação seguinte:
«Ao mesmo sr. transmitiu-se o officio que lhe é dirigido pelo director da colónia do Barreiro, consultando si pode effectuar ao regente agrícola sr. Joaquim Soares de Souza Baptista o pagamento dos seus vencimentos.»
É de crer que sendo identificada a sua profissão e ordenando-se o pagamento dos seus venci-mentos, só era possível mediante a prestação de funções como funcionário daquele Estado. Esta situação reporta-se a 15 de Janeiro de 1896. A data de nascimento de Souza Baptista foi a 19 de Janeiro de 1874. Naquela data estava a completar 22 anos de idade.


 

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...