Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brumas da memória - 6

Valongo do Vouga
Prolusão

Moradia a que se refere o Pe. Francisco Dias Ladeira. Na pág. 269, acrescenta: Tem, o Brunhido, um dos mais belos prédios da região. É dos princípios do séc. XVIII, cantaria de granito, sacadas com mísulas, de cornijas e lintéis, janelas de avental, no rés do chão, cunhais apilastrados, com um minúsculo nicho da imagem num recanto de pilastra, muito espaçosa, varanda com telhado apropriado que a envolve e à escadaria, parapeitos de ressalto, pés direitos seguidos de colunas toscanas, tudo muito bem estudado e executado. Agora, só restam as fotografias. Eclipsou-se a mais bela moradia.

Prolusão, termo utilizado pelo Pe. Francisco Dias Ladeira, que se dedicou à recolha histórica do concelho de Águeda, quer dizer prelúdio ou preâmbulo, no seu livro Município de Águeda, volume II, que referente à freguesia de Valongo do Vouga, escreveu assim:

*****
Rosácea séc. XIII-XIV
Vinculada às primeiras na história, arte, arquitectura, indústria, progresso e turismo, embora alfabeticamente a última, das vinte. Dois municípios no seu perímetro paroquial, o restante fraccionado por três julgados, apresenta as mais belas moradias medievais, uma rosácea medieval, séc. XIII-XIV, única na Bairrada, talha exuberante a artística na sua matriz, sem menosprezar os motivos manuelinos da mesma, fazem de Valongo uma terra altamente turística. Sem ofensa Brunhido, a terra do Conde D. Pedro, possui uma das mais belas moradias do distrito. Um aglomerado tão evidente conduz da sede do Julgado de Vouga, para o seu meio ambiente a abertura dos pelouros, a realização das praças e afins e mesmo a casa da roda, para o problema dos órfãos.

*****

Este pequeno texto poderia dar origem a vários comentários complementares. Nomeadamente no que se refere a Brunhido que «possuía» uma das mais belas moradias do distrito (moradia medieval, entenda-se), mas que infelizmente foi demolida. E lá se perdeu a mais bela moradia, que agora aqui deixamos, mais uma vez, em fotografia.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...