Powered By Blogger

sábado, 1 de fevereiro de 2020

SOUZA BAPTISTA - 11

SOUSA BAPTISTA


 A freguesia de Valongo do Vouga, viu nascer e crescer no seu seio HOMENS que espalharam na sua Terra e no mundo as virtudes que podiam constituir um código de conduta jamais inigualável.
A  identificação lateral desta fotografia é de Joaquim Soares de Sousa Baptista. Sobre o Homem e a sua história e das suas obras que tiveram sempre no horizonte e na conduta da sua vida os seus semelhantes, principalmente os mais necessitados.
Dele já muito se falou e escreveu, mas talvez muita coisa terá ficado escondida em vez de exposta nos escaparates da história, mesmo depois de quase século e meio após a data do seu nascimento (1874).
Um figura que sempre nos fascinou e sobre a qual continuamos a pesquisar factos que serão, disso estamos quase certos, desconhecidos de uma grande parte de Valonguenses.


*****


COMO E QUANDO EMIGROU PARA O BRASIL

Sabe-se que após a conclusão do curso de Regente agrícola, na escola de Coimbra, emigrou para o Brasil (in "Valongo do Vouga.net"). O objectivo era encontrar-se com seu irmão António, com vista a dirigir uma grande exploração agrícola.
Após porfiados esforços não encontramos a data em que tal terá acontecido. Mas existem elementos que comprovam que em 15 de Janeiro de 1896 (teria cerca de 22 anos de idade)  já estava no Estado de Mina Gerais, conforme o «Órgão Official dos Poderes do Estado», daquela data, que publica um ofício que nos denuncia o seguinte:

«Ao mesmo sr. transmitiu-se o officio que lhe é dirigido pelo director da colónia do Barreiro, consultando si pode effectuar ao regente agrícola sr. Joaquim Soares de Souza Baptista o pagamento dos seus vencimentos.»

Por aqui se pode deduzir que Souza Baptista terá sido funcionário do Estado Brasileiro (em Minas Gerais), provavelmente nas zonas de Ouro Preto ou Belo Horizonte, onde aquele órgão oficial do Estado Brasileiro era editado e publicado, no qual eram registadas todas todas as actividades do referido estado, no aspecto administrativo, financeiro e outras.

Se a saúde, a vontade e a motivação estiverem em astral acessível e normal, aqui voltaremos com os resultados de outras histórias de pesquisas que temos feito.
Ao mesmo tempo também serão dedicados pequenos resumos de histórias de outros notáveis Valonguenses que à sua terra prestaram relevantes serviços ou foram protagonistas de outras histórias que marcaram a vida local.




4 comentários:

Isamar disse...

Olá Sr. José,
Que bom que está a voltar, ainda que aos poucos!!!
Adoramos "descobrir" estes acontecimentos do passado da nossa Freguesia e de ficar a conhecer, mais, sobre os ilustres valonguenses.
Bom regresso, beijinhos!

Anónimo disse...

Boa noite Sr. José Marques Ferreira,

Estou a realizar a monografia do clube da minha terra e gostaria de o contactar, pois penso que o senhor possa ter dados que me sejam uteis.

Pode, por favor, enviar-me email para "falarmos"?
ioannes@sapo.pt

Obrigado e bom fim de semana.

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira.

Ma. José de Souza Mayrink Gonçalves disse...

Boa noite.
Revendo arguivos do tempo em que trabalhei com um grupo de portugueses recém chegados ao Brasil: ADV. MARIO EMMANUEL PRATA PAES DE SOUSA(advogado),os arquitetos JOSÉ DE SOUSA BRAGA,CARMO VALENTE, CONCEIÇÃO SILVA, HENRIQUE OSVALDO GOMES DE ALMEIDA; Os engenheiros LUIZ CALHEIROS BRAGA e MANUEL NOVAIS MACHADO. e um amigo comum a todos eles o Cmte. HILDEGARD DE NORONHA FILHO, que encontrei uma carta manuscrita pelo Dr. MANUEL NOVAIS MACHADO. Belissima, impecável,elegantíssima agradecendo o tempo que TRABALHOU no Brasil. Uma delicadeza ímpar.
Foi o que me trouxe a pesquisar coisas sobre eles pela internet. E, colocando o nome do Dr. HOMEM DE MELLO de Melo fiquei a conhecer um pouco da história dele, cujo lado desconhecia. Sempre educado, elegante, culto, com uma redação brilhante. Pelo passar do tempo era normal que nada encontrasse. Mas resolvi passar os olhos nos jornais que aqui me apareceram e deparei com a historia da familia do Dr. HOMEM DE MELLO. Vou continuar a seguir esta página, Sorte para vocês. Ma. Jose de Spuza Mayrink Gonçalves

José Marques Ferreira disse...

Exmª Srª D. Maria José.

Obrigado pelo comentário e pela visita.
Sobre o Dr. Homem de Mello, ainda vivo, tenho por aqui vários escritos. E até imagens da Quinta de Aguieira, de que foi proprietário, na qual está anexada um palacete com capela privativa do séc. XVIII/XIX, com orago de Nª Sª do Bom Despacho, que também tenho post's por aqui espalhados.
Peço desculpa de só agora registar a receção dos seus comentários.
Não conheço os nomes que indica.
Cumprimentos,
JM Ferreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...