segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Souza Baptista - 4

Comunhão solene de Maria Dalba Sintz de Souza Baptista

Ando à procura de algumas imagens históricas, que aparecem por aí publicadas, da autoria de António Rosa da Silva Magalhães, as quais nos dão elementos históricos de redobrado interesse e curiosidade, além de espelhar fielmente o modo de vida da população da freguesia de Valongo do Vouga nos tempos de antanho.
Esta que aqui fica, cuja redacção foi elaborada a 8 de Setembro de 1929 e publicada no jornal Soberania do Povo de 14 de Setembro daquele ano, dá conta de uma ternurenta cerimónia na igreja de Valongo do Vouga, de que António da Silva Magalhães foi o autor e que, se consegue ler (clique na imagem que fica um pouco maior), diz assim:

 
O nome da senhora não está correctamente escrito. Pelos elementos conhecidos, admitimos ser MARIA DALBA SINTZ DE SOUSA BAPTISTA, filha de Joaquim Soares de Souza Baptista e de Maria de Sintz. Era casada com o eng.º Flávio Soares Martins, entretanto falecido em 11 de Agosto de 1993, situação que é por demais conhecida. Não possuímos foto da senhora citada na notícia de 1929. 
Esta notícia indicia clara e inequivocamente o seu autor, através das iniciais finais de «S.M.» que, como outras notícias que aqui traremos, identifica Silva de Magalhães.

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...