Powered By Blogger

domingo, 13 de outubro de 2019

AUGUSTO SOARES DE SOUSA BAPTISTA-1


Retornar às Origens

 É mesmo caso para dizer que este título se justifica. Estando este blogue inactivo há já algum tempo teve, posteriormente, uma ligeira actividade neste mundo blogueiro pelos  inícios de 2017, voltando a ficar em hibernação.

Ponte Medieval sobre o Marnel

Há propósitos (e alguma vontade) de o fazer ressuscitar, porque conseguimos obter abundante história local, da autoria dos irmãos Sousa Baptista (Joaquim e Augusto), e, por sorte, de elementos sobre o mesmo tema, da autoria de Augusto Soares de Sousa Baptista, que como é dito e sabido, irmão daquele, acrescendo elementos curiosos e inéditos numa edição de 1958, das «Publicações do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro», que obtivemos, nas nossas pesquisas, por intermédio de um alfarrabista:

                                       Um cantinho frente à Capela do Mosteiro, em Serem

TÍTULO: - AUGUSTO SOARES DE SOUSA BAPTISTA - Português do Brasil - Rio de Janeiro * 1958.

 

 Trata-se de um opúsculo de 44 páginas, todo ele com conteúdo que versa e enaltece a actividade deste português na Pátria irmã do Brasil. Só lendo se pode avaliar o que representou a sua actividade em Terras de Santa Cruz, em prol da Pátria Brasileira, que ao longo de séculos foi adoptada como segunda Pátria por uma enorme quantidade de portugueses emigrados. Não nos parece que se a sua acção naquelas inóspitas terras não fosse o que a sua escrita deixa traduzir, a linguagem não seria, certamente, a que tivemos oportunidade de ler naquele (quase) minúsculo livrinho.

O seu conteúdo vai traduzir-se em textos (bastantes) que é nossa intenção deixar aqui postados e, mesmo assim, omitindo-se outros que em nossa opinião não serão de grande destaque. É de crer e mesmo assim só de imaginar a qualidade do conteúdo em que aquela figura é enaltecida.
Por curiosidade, deixamos uma amostra da página 5 (a primeira que dá início à história deste português que residiu em Pedaçães, deste concelho). Transcreve-se:


EXPLICAÇÃO

O Dr. Augusto Soares de Sousa Baptista  foi alvo, em 30 de Janeiro de 1957, da maior manifestação de apreço que um português do Brasil já recebeu por parte dos brasileiros.
Ministros de Estado, Senadores, Deputados, membros da Academia Brasileira de Letras, Generais, Almirantes, Brigadeiros do  Ar, membros do Poder Judiciário, figuras eminentes da política, da cultura e da inteligência brasileiras, além de representantes de todos os sectores da vida deste hospitaleiro País, se congregaram num grande banquete e, pelos seus mais variados intérpretes, disseram ao Dr. Sousa Baptista o que ele tem sido e representa na Comunidade Luso-Brasileira. Nessa manifestação, achavam-se presentes delegações de  todas as instituições portuguesas e luso-brasileiras, cujos sentimentos foram admiravelmente interpretados pelo Snr. Albino Souza Cruz, no discurso também incluído nesta publicação. 
Da parte dos portugueses, tem o Dr. Sousa Baptista recebido sucessivas e expressivas provas de acatamento, respeito e reconhecimento pela sua extraordinária e dedicada actuação no seio da colónia portuguesa.

*****

A este assunto e importante naco de história local voltaremos com mais novidades, senão para todos, pelo menos para uma maioria de curiosos locais, a quem antecipadamente agradecemos uma hipotética  colaboração sobre qualquer coisa que não esteja em conformidade com a história real destes factos.

 


2 comentários:

Isamar disse...

Olá,
Sejam bem vindo, de volta, ao mundo da blogosfera.
Sim, é verdade a nossa Vila tem muitas histórias que merecem ser contadas (recordadas). É sempre bom vir aqui e ficar a conhecer um pouco mais das nossas raízes.
Bom regresso!
Beijinhos

José Marques Ferreira disse...

Olá Isabel:

Atrasado, atrasadito, cá estou a acusar a receção e agradecer a V/ intervenção, quiçá o apoio e o empurrão para ver se consigo ser mais regular e assíduo.
Vou procurar ser isso mesmo,

Bjs.
JMFerreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...