Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Junta de Freguesia na história - 82

Inauguração da nova sede da Junta

Como foi historiado no anterior post, antes da sede actual e como é de toda gente conhecido, houve um edifício inaugurado nos finais dos anos cinquenta, séc. XX. Essa inauguração está relatada numa acta que a seguir transcrevo:

ACTA DA SESSÃO DE INAUGURAÇÃO DO NOVO EDIFÍCIO DA SEDE DA JUNTA DA FREGUESIA DE VALONGO DO VOUGA, CONCELHO DE ÁGUEDA.

------ Em 12 de Abril de 1959 ------

A sede antiga da Junta inaugurada em 1959. Ao lado a capela invocativa do Divino Espírito Santo, hoje
 substituída por novo templo construído pela Junta de Freguesia ao lado da sede nova e noutra posição
«Aos doze dias do mês de Abril de mil novecentos e cinquenta e nove, um domingo, no lugar da Póvoa do Espírito Santo, freguesia de Valongo do Vouga, concelho de Águeda, reuniu-se a Junta de Freguesia para inaugurar o edifício da sua nova Sede, situado neste referido lugar da Póvoa, junto da vetusta capela do Divino Espírito Santo.
Assistiu ao acto muito Povo e altas entidades, entre as quais Suas Exas. o Senhor Subsecretário da Educação Nacional, Sr. Dr. Baltazar Rebelo de Sousa, Dr. Manuel José Homem de Melo, Deputado da Nação e 2º Conde de Águeda, Governador Civil do Distrito, Dr. Jaime Ferreira, Srs. Inspector e Director Escolar de Aveiro, respectivamente, Arménio Gomes dos Santos e Boaventura Pereira de Melo, os Srs. Comendadores Joaquim Soares de Sousa Baptista e Dr. Augusto Soares de Sousa Baptista, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Engº Gil Pires Martins, e vice-presidente da mesma Câmara, Sr. António de Bastos Xavier, Presidente do Grémio da Lavoura, Engº José de Bastos Xavier, Director do Hospital da Misericórdia de Águeda, Dr. Mateus Pereira Barbas dos Anjos e muitas outras individualidades de relêvo de dentro e fora do Concelho.

Cortou a fita simbólica Sua Exa. o Sr. Subsecretário da Educação Nacional, Sr. Dr. Baltazar Rebelo de Sousa e no acto da inauguração vários oradores, como o Sr. Comedador Joaquim Soares de Sousa Baptista, o Sr. Conde de Águeda e o referido Membro do Governo, sendo prestada justiça ao Presidente da Junta Sr. Joaquim Ferreira Rachinhas, recentemente falecido, natural de Aguieira e residente em Carvalhal da Portela, o qual coadjuvado pelos outros membros Srs. José de Almeida Branco e Manuel Marques de Almeida, muito concorreu para a construção do novo Edifício com o seu zêlo e boa administração dos bens paroquiais, sendo também justo relembrar que o jovem Deputado e Conde de Águeda, Sr. Dr. Manuel José Homem de Melo foi quem cedeu o terreno destinado à construção, o qual pertencia à antiga Casa de Aguieira, sua propriedade.
Foi seguidamente descerrado um retrato do referido Presidente Sr. Joaquim Ferreira Rachinhas.
Encerrou-se depois a Sessão para se dar início a outra no edifício da Casa do Povo, que fica próxima e onde o Sr. Subscretário depois de proferir um belo e criterioso discurso, impôs as insígnias de Mérito Agrícola ao nosso ilustre conterrâneo, Sr. Joaquim Soares de Sousa Baptista por uma longa vida de fecundas benemerências em favor dos desprotegidos e em prol do progresso da Lavoura em cuja matéria é duma competência invulgar, sendo por esses facto procurador à Câmara Corporativa.
E nada mais havendo a tratar encerrou-se esta sessão que para constar se lavrou a presente acta que depois de lida por mim, Nelson Morais Rachinhas, escrivão, em voz alta, vai ser assinada por todos.»

Assinado;
- Manuel Marques de Almeida
- António Gomes da Silva Paula
- José de Almeida Branco

*****

Esta acta dispensa explicações ou quaisquer comentários. Mas há uma ou duas notas a reter. Uma refere-se ao facto de este apontamento surgir a seguir à deliberação que consta no post anterior. Fica assim, em certa medida, feita a ligação histórica dos factos. A segunda nota, é de reforçar que o escrivão era Nelson Morais Rachinhas, demais conhecido para tecer outras considerações. Seu pai, Joaquim Ferreira Rachinhas, era o presidente da Junta que iniciou esta obra. Entretanto faleceu e já não assistiu à sua inauguração. Esta terá sido, finalmente, a primeira sede da Junta de Freguesia, que estava no mesmo local onde agora temos um edifício da autarquia, moderno e funcional.
Na altura da inauguração, a Junta era consttituída por Manuel Marques de Almeida, da Veiga, Anónio Gomes da Silva Paula e José de Almeida Branco, de Aguieira.
A foto da antiga sede é a que aqui se reproduz.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...