Powered By Blogger

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Coisas da caça

Manuel Ferreira Rachinhas
O melhor caçador do concelho de Águeda


Não estamos a fazer paródia com este título. Era mesmo assim Manuel Ferreira Rachinhas, que residiu em Aguieira, como por aqui temos dito por várias vezes (Ver post de 13/9/2010, 27/1/2011 e 10/8/2012, por exemplo).
As fotos aqui inseridas já fizeram parte dos escritos naquelas datas mencionadas. E parece-nos ser de interesse chamar à colação a notícia que a digitalização ao lado confirma.
Repare-se que tal notícia foi publicada no número de 1 de Junho de 1929 do jornal Soberania do Povo. Por isso, mais palavras para quê? É um artista português e usa pasta medicinal.......  (toda a gente conhece o famoso sketch publicitário).
As figuras constantes da fotografia são sobejamente conhecidas - pelo menos para alguns. Estão identificadas num dos textos acima referidos. Manuel Rachinhas é o que se encontra vestido com uma espécie de fato-macaco militar, cinzento claro, de pé, o segundo a contar da esquerda. O fato era militar, porque teria chegado da tropa e nem o despiu. Foi assim mesmo para a prática do seu desporto favorito: a caça.
Mais uma vez chamamos a atenção para a redacção da notícia, porque, ao que parece, quem padecia e sofria os prejuízos das raposas era o Sr. Aires da Carvalhosa. Lembramos de ter visto, no seu quintal, uma raposa viva em cativeiro. Mas não era aquela que a notícia destaca... disso  estamos certos!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...