Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gente destas Terras - 48

Souza Baptista
Um regresso ao Brazil


O nome do país não está correcto. Foi seguida a grafia do princípio do séc. XX, como se confirma pelo original que aqui está digitalizado.
E como este original se pode ler com facilidade e clareza, nada mais há a acrescentar.
Isto deixa perceber que o Insígne Benemérito Valonguense, durante o tempo que esteve no Brasil, terá vindo a Arrancada do Vouga algumas vezes. Quantas? Não sei...
Se a notícia da Soberania do Povo de 8 de Novembro de 1924 diz que «regressou ao Brasil» é porque veio visitar a sua terra. Em 1927 retornou definitivamente às suas origens.
E fica tudo dito.
Ah! Interessante seria poder saber - e talvez se consiga - em que altura é que emigrou. Temos várias notícias de emigração para o Brasil dos anos vinte e trinta, algumas com as identificações dos aventureiros. Souza Baptista terá ido antes.
Ontem, como hoje... sempre portugueses pelo mundo...e até quando? Dir-me-ão: sempre!
Ontem os motivos eram uns; hoje são os mesmos. Sempre acompanhados por um sentimento tipicamente português: A SAUDADE.

Nota: - É visível na redacção que foi acompanhado por seu cunhado, João Martins Pereira, que era ao tempo "presidente da Junta de Parochia de Vallongo, d'este concelho".
A notícia está amputada de uma linha, que talvez não adiante ou esclareça qualquer coisa a este facto ocorrido em 1924. Mas ficou registado que neste seu regresso, como benemérito, marcou o seu altruismo,  entregando no Hospital Conde Sucena a importância de 500$000 mil réis.




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...