Powered By Blogger

domingo, 22 de setembro de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 34

A primeira direcção

Busto de Souza Baptista, inaugurado em
 4 de Dezembro de 1988, entretanto
retirado por motivos de segurança.

Relativamente ao conteúdo da página 33 da série dedicada à Casa do Povo de Valongo do Vouga, vamos retroceder um pouco no tempo, para nos  situarmos em 1942, data da sua fundação.
A sessão realizada em 12 de Julho de 1942 (a primeira terá sido em Junho de 1942), cuja numeração, desta data, corresponde à Acta Nº 2, transcrevemos mais abaixo uma curiosidade, não sem antes mencionar que essa reunião se verificou no salão nobre da Casa do Povo, estando reunida a direcção, composta pelos cidadãos João Baptista Fernandes Vidal, Joaquim Ferreira Rachinhas e Eduardo Vasconcelos Soares.
Deste modo se conhece que a primeira direcção foi constituída por estas personalidades da freguesia. Contudo, como não podia deixar de ser, as actas devem descrever, embora sucintamente, tudo aquilo que se passou. Por isso, menciona ainda que teve a assistência do senhor Joaquim Soares de Souza Baptista, presidente da Assembleia Geral. Era seu hábito acompanhar os acontecimentos em que se tinha envolvido.
A curiosidade:
Nesta acta está ainda registado, o seguinte: "A seguir procedeu-se à leitura do expediente, que constava de cartão de visita de agradecimento do senhor doutor Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros, e ofício da Casa do Povo de Alquerubim, felicitando a nossa Casa do Povo e desejando-lhe um próspero futuro, oferecendo os seus serviços. Foi deliberado oficiar, agradecendo e retribuindo."
No segundo caso, dá a entender que a Casa do Povo de Alquerubim já existia. No primeiro caso, constituía um hábito de Salazar. Enviava sempre um cartãozinho pessoal a agradecer qualquer coisa ou acusando a sua recepção. Coisas de outros tempos, outras eras...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...