Powered By Blogger

sábado, 13 de julho de 2013

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 31

Estatutos aprovados

Mais algumas notas sobre os primeiros anos de vida da Casa do Povo de Valongo do Vouga, que, como já foi dito, fará 75 anos de existência em 2017.
Como no post nº 30 desta série foi dito, os Estatutos foram aprovados em 19 de Abril de 1942, que deu origem a uma notícia, que não a temos completa, mas que dizia mais ou menos o seguinte:
 
Sob a presidência do sr. Dr. João Moreira, Delegado do INTP em Aveiro, realizou-se no domingo p.p., no salão nobre da Casa do Povo desta freguesia, uma assembleia a que compareceram desde os jornaleiros e lavradores às mais gradas personalidades desta freguesia, sendo aprovados os Estatutos, Orçamentos e Planos de valiosos empreendimentos a realizar por intermédio da Casa do Povo. Também foram eleitos os corpos gerentes da Direcção, Assembleia Geral da colectividade que vai ser inaugurada em 28 de Maio.
 
Esta notícia constou na Soberania do Povo de 25 de Abril de 1942 (sábado, dia em que se publicava antigamente) e anunciava-se que a inauguração seria a 28 de Maio, mas em 6 de Junho seria apontada nova data, para 28 de Junho, dia que assinalou essa inauguração, como já aqui foi referido.
Um pequeno apontamento mais para salientar que a data de 28 de Maio, inicialmente prevista, quase que se adivinha que teria a intenção de criar um relacionamento comemorativo com o 28 de Maio de 1926, data que muitos recordam e sabem no que resultou.
O conteúdo da acta de 19 de Abril de 1942 não pormenoriza aqueles factos que a notícia revela.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...