Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Junta de Freguesia na História - 97

- 23 de Junho de 1916 -
Guerra civil eminente!

Intitulamos este post propositadamente. Mas devo tranquilizar quem nos visita e lê, porque que nesta freguesia, em tempos que lá vão, não houve nenhuma guerra civil, mas foi eminente, penso eu!
É que na acta da sessão de 23 de Junho de 1916, tem registada uma ocorrência que transcende as mais básicas regras da decência, do respeito e até da legalidade, naquele tempo.
Antecipando-me um pouco ao que a seguir se transcreve, pode resumir-se numa pequena frase: Queriam roubar à freguesia de Valongo do Vouga um milhão de metros quadrados de terreno baldio!!! E não acham que o título devia ser mais contundente?
Passou-me pela cabeça comparar esta situação com a revolta de Águeda contra as minas das Talhadas...
Diz assim a acta: 
Ex-libris do Moutedo: igreja de
Santa Ana *

 
"Tendo a Câmara Municipal deste concelho afixado editais para a venda de terreno baldio desta freguesia, no limite do Moutedo, foi deliberado reclamar contra a referida venda, por serem considerados terrenos paroquiais os baldios desta freguesia e ainda por a venda daquele terreno - um milhão de metros quadrados - ir possivelmente prejudicar a lavoura dos lugares do Moutedo e Salgueiro. Esta reclamação foi logo ali assinada por toda a Junta e muitos proprietários e lavradores desta freguesia, que se achavam presentes."
 
E até, quanto a nós, parece que a manifestação escrita da Junta constante daquela acta, está demasiadamente macia e meiga, face ao descarado despudor que a Câmara estava para levar a efeito. E não era por menos de um milhão de metros quadrados! Além do Moutedo e Salgueiro, não é ali citada a localização dessa venda, mas, possivelmente, contribuiria para fazer desaparecer o lugar da Cadaveira, que, imagine-se, em 1916 como seria a vida daquela depauperada população.
Isto foi quase um abuso total da Câmara Municipal!!!
Não queriam mais nada, era?

* Santa Ana, de quem se sabe muito pouco pelas escrituras, era casada com São Joaquim. Este casal por sua vez, foram pais de Maria, avós de Jesus Cristo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...