segunda-feira, 27 de maio de 2013

Junta de Freguesia na História - 97

- 23 de Junho de 1916 -
Guerra civil eminente!

Intitulamos este post propositadamente. Mas devo tranquilizar quem nos visita e lê, porque que nesta freguesia, em tempos que lá vão, não houve nenhuma guerra civil, mas foi eminente, penso eu!
É que na acta da sessão de 23 de Junho de 1916, tem registada uma ocorrência que transcende as mais básicas regras da decência, do respeito e até da legalidade, naquele tempo.
Antecipando-me um pouco ao que a seguir se transcreve, pode resumir-se numa pequena frase: Queriam roubar à freguesia de Valongo do Vouga um milhão de metros quadrados de terreno baldio!!! E não acham que o título devia ser mais contundente?
Passou-me pela cabeça comparar esta situação com a revolta de Águeda contra as minas das Talhadas...
Diz assim a acta: 
Ex-libris do Moutedo: igreja de
Santa Ana *

 
"Tendo a Câmara Municipal deste concelho afixado editais para a venda de terreno baldio desta freguesia, no limite do Moutedo, foi deliberado reclamar contra a referida venda, por serem considerados terrenos paroquiais os baldios desta freguesia e ainda por a venda daquele terreno - um milhão de metros quadrados - ir possivelmente prejudicar a lavoura dos lugares do Moutedo e Salgueiro. Esta reclamação foi logo ali assinada por toda a Junta e muitos proprietários e lavradores desta freguesia, que se achavam presentes."
 
E até, quanto a nós, parece que a manifestação escrita da Junta constante daquela acta, está demasiadamente macia e meiga, face ao descarado despudor que a Câmara estava para levar a efeito. E não era por menos de um milhão de metros quadrados! Além do Moutedo e Salgueiro, não é ali citada a localização dessa venda, mas, possivelmente, contribuiria para fazer desaparecer o lugar da Cadaveira, que, imagine-se, em 1916 como seria a vida daquela depauperada população.
Isto foi quase um abuso total da Câmara Municipal!!!
Não queriam mais nada, era?

* Santa Ana, de quem se sabe muito pouco pelas escrituras, era casada com São Joaquim. Este casal por sua vez, foram pais de Maria, avós de Jesus Cristo.
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...