Powered By Blogger

sábado, 15 de setembro de 2012

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 21

A inauguração e a balbúrdia do volfrâmio
 
Como disse antes, trago aqui a história da intervenção do Inspector Gomes dos Santos, que pronunciou no dia 28 de Junho de 1942, data da inauguração da Casa do Povo.
Como antes já tinha referido, atente-se bem nas palavras publicadas e atribuídas ao Inspector Gomes dos Santos, no que à distribuição dos bens diz respeito. E o exemplo que ele apresenta sobre a história de alguém que compra uma caneta, é a prova evidente de que a cultura, mesmo em 1942, não era tida e achada como essencial na evolução de uma sociedade. Transcrevemos a parte que interessa:
 
(Soberania do Povo de 4 de Julho de 1942)
O sr. Arménio Gomes dos Santos, Inspector Escolar, iniciou em seguida o seu discurso. Sóbrio, cheio de conceitos, formoso na exposição, nele foi posta em evidência a necessidade da intervenção do Governo na organização económica do país. O orador referiu-se ao desequilíbrio que provocaria no meio social português os lucros excessivos e a miséria degradante. E a reforçar o seu conceito aponta a «balbúrdia do volfrâmio». Cita a propósito, um caso muito edificante, ocorrido em Viana do Castelo. Um volframista adquiriu uma pena de tinta permanente por 400$00; e, quando o comerciante lhe deu os parabéns por poder adquirir objecto tão útil e de tanto valor, o homenzinho respondeu ingenuamente:
- «Ah! mas eu não sei escrever...»
 
*****
 
A situação apontada pelo Inspector Gomes dos Santos, já em 1942, dos lucros excessivos em contraste com a miséria gritante e degradante que se vivia, nas devidas proporções, ou sem elas, é quase a mesma que se vive agora. Mas tresanda naquelas palavras algo que, para o tempo, não se sabe como é que passou pelo crivo.
Por outro lado, a questão do volfrâmio que, toda a gente sabe, deu riquezas ilegais a muitos, através do contrabando que vagabundeava por todo o lado.
O que acima reproduzimos é o que se apresenta ao lado na digitalização parcial do que foi publicado na altura da sessão solene de inauguração da Casa do Povo.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...