sábado, 15 de setembro de 2012

Casa do Povo de Valongo do Vouga - 21

A inauguração e a balbúrdia do volfrâmio
 
Como disse antes, trago aqui a história da intervenção do Inspector Gomes dos Santos, que pronunciou no dia 28 de Junho de 1942, data da inauguração da Casa do Povo.
Como antes já tinha referido, atente-se bem nas palavras publicadas e atribuídas ao Inspector Gomes dos Santos, no que à distribuição dos bens diz respeito. E o exemplo que ele apresenta sobre a história de alguém que compra uma caneta, é a prova evidente de que a cultura, mesmo em 1942, não era tida e achada como essencial na evolução de uma sociedade. Transcrevemos a parte que interessa:
 
(Soberania do Povo de 4 de Julho de 1942)
O sr. Arménio Gomes dos Santos, Inspector Escolar, iniciou em seguida o seu discurso. Sóbrio, cheio de conceitos, formoso na exposição, nele foi posta em evidência a necessidade da intervenção do Governo na organização económica do país. O orador referiu-se ao desequilíbrio que provocaria no meio social português os lucros excessivos e a miséria degradante. E a reforçar o seu conceito aponta a «balbúrdia do volfrâmio». Cita a propósito, um caso muito edificante, ocorrido em Viana do Castelo. Um volframista adquiriu uma pena de tinta permanente por 400$00; e, quando o comerciante lhe deu os parabéns por poder adquirir objecto tão útil e de tanto valor, o homenzinho respondeu ingenuamente:
- «Ah! mas eu não sei escrever...»
 
*****
 
A situação apontada pelo Inspector Gomes dos Santos, já em 1942, dos lucros excessivos em contraste com a miséria gritante e degradante que se vivia, nas devidas proporções, ou sem elas, é quase a mesma que se vive agora. Mas tresanda naquelas palavras algo que, para o tempo, não se sabe como é que passou pelo crivo.
Por outro lado, a questão do volfrâmio que, toda a gente sabe, deu riquezas ilegais a muitos, através do contrabando que vagabundeava por todo o lado.
O que acima reproduzimos é o que se apresenta ao lado na digitalização parcial do que foi publicado na altura da sessão solene de inauguração da Casa do Povo.



Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...