Powered By Blogger

domingo, 19 de agosto de 2012

Posto da GNR em Arrancada

Uma permanência constante
- Já lá vão mais de 50 anos -

Estou mesmo em crer que alguém por aí, de soslaio, estará, cínicamente, com um sorriso amarelo, ao verificar que fiz um sub-título de «permanência constante». Para estes, sabemos qual era a resposta, já e imediata a dar. Não vale a pena. Porque no dia em que os governantes, sejam eles quais forem, decidirem "eliminar" do mapa o posto da GNR sito em Arrancada do Vouga, aqui-del-rei que vai muita gente protestar e discordar. Também eu.
Mas o motivo principal que me trouxe aqui sobre este posto da Autoridade que temos entre nós, são apenas para evidenciar factos históricos que estiveram na sua origem, que não têm nada de novo, pois ainda há pouco tempo foram motivo de publicação na Comunicação Social da região. E até nacional... quando fez 50 anos!!!
Recordo que este Posto da GNR, passou a ser e ainda é o único fora da sede concelho, mesmo quando as suas parcas instalações eram na Rua do Caldeireiro, ali por trás do posto da gasolina da Shell (agora da Repsol), melhor dizendo, por trás do hospital.
A sua criação data de 1961 e foi inaugurado em 27 de Maio de 1962.
Uma pessoa, pelo menos, que teve alguma influência junto do governo de então para que aqui fosse instalado aquele posto, segundo creio, foi António de Bastos Xavier, que se confirma, agora, que se tratava de uma necessidade numa densa área completamente desprotegida de segurança das populações e bem resguardada para alguns actos ilícitos.
Ficou instalado num edifício que era propriedade de Sousa Baptista, na Carreio, Largo dos Vidais, cujas instalações foram melhoradas ao longo do tempo e, naquela altura, era presidente da Câmara Municipal o engº Gil Pires Martins e tinha como vice-presidente (depois presidente) o engº José de Bastos Xavier, que bem conhecemos e irmão do referido António de Bastos Xavier.
Aqui deixamos duas fotos a recordar o posto, graças à disponibilidade do Filipe Vidal, sempre pronto para estas coisas. Ele só vai saber disto, quando aqui vier. Porque eu tratei-lhes (às fotos) da saúde através das suas publicações http://valongodovouga.blogs.sapo.pt
De qualquer forma, mantêm-se actualizadas as considerações que fez constar no post de 16 de Fevereiro de 2008, daquele blog, embora escritas em 2006. Isto, como ele diz, para ir lembrando, porque senão toda a gente se esquece num instante.
É de evidenciar que a acção deste posto abrange as freguesias de Valongo do Vouga, Macinhata do Vouga, Préstimo e Macieira de Alcoba.


1 comentário:

DEEMAK TWINS- Handmade with Care by Lucy & Bel disse...

Que bom que retomou as "lides blogueiras", já tínhamos saudades!
Um abraço das Amigas
Lucília e Isabel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...