Powered By Blogger

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Brumas da memória - 15

O equipamento da União Desportiva Mourisquense


Uma equipa de jovens do actual Mourisquense.
Em baixo, o Mourisquense, que era Grémio União
Mourisquense nos idos anos de trinta ou quarenta
Admito ter sido no dia 11 de Março de 2011 que contactei o conterrâneo (porque agora é de cá) Fernando Saraiva, para obter elementos que andava a pesquisar (já terminei), para encontrar e coleccionar factos àcerca do desporto local.
Para além dos elementos que o Saraiva forneceu e que estão descritos em local apropriado, outros houve que apenas interessam para a história do Mourisquense, pois parece que anda alguém já preocupado com ela. E uma dessas particularidades que o Saraiva contou e que sabe serem de fonte segura e fiável, por razões que agora não vêm ao caso e tal como aconteceu no Valonguense, os equipamentos daquele já prestigiado clube do nosso concelho tiveram uma origem bastante inédita e, talvez, original.
Porque é que os equipamentos oficiais daquele clube são triângulos em preto e branco?
E o Saraiva explicou. Houve um Mourisquense que além de desportista e por sê-lo, foi presidente da Direcção da Associação de Futebol de Lisboa, além de fundador, conforme é no mesmo publicado diariamente, do jornal desportivo A BOLA, que toda a gente conhece.
Falta dizer que o ilustre personagem era da Mourisca e dava pelo nome de Vicente de Melo, conforme o jornal A BOLA indica (ou indicava) junto do título respectivo.
Ora, este ilustre Mourisquense trouxe para os jovens do princípio do século XX, creio que por volta de 1929/1930, os equipamentos que haviam sido utilizados pela selecção da Associação de Futebol de Lisboa.
Como todos sabemos, a heraldica de Lisboa e das suas quase todas Instituições, entre elas a Associação referida, tinha por base a cor preta e branca desenhada em triângulos. Veja-se a heraldica da Câmara Municipal de Lisboa.
Vicente de Melo usava da sua influência para ajudar os jovens futebolistas da sua terra e foi assim que os equipamentos do Mourisquense foram adoptados como sempre os conhecemos. Note-se nas imagens acima reproduzidas, uma retirada da net e a segunda fazendo parte do nosso arquivo e que representa exactamente os elementos que, naquela data, faziam parte da equipa e que estão todos devidamente identificados.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...