Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brumas da Memória - 17


O Futebol em Valongo do Vouga


Por trás do cruzeiro, à esquerda da foto, a primeira sede
 do Valonguense
Cartão comemorativo do 50º aniversário,
distribuído em 16 de Outubro de 2010
Já por aqui deixei uns cheirinhos sobre um modesto e simples trabalho que ando a tentar finalizar (aliás, já finalizei) e é por isso que a ele me refiro e desvendo só um pouquinho em termos muito resumidos. 
Olhava para uma fotografia actual, que fica registada nesta página e vai constar nesse trabalho e apenas para mostrar, a quem não sabia, que naquele local, no edifício que a foto mostra,  esteve ali instalada a primeira sede da Associação Desportiva Valonguense.
E porque algumas teorias que por cá abundam careciam de aprofundamento,   pois cheguei a confirmar, depois de muito trabalho de pesquisa, que o futebol em Valongo do Vouga e a sua evolução, mesmo o seu «nascimento», não estava de acordo com algumas delas que ia ouvindo e que, ainda hoje, as pessoas vão considerando como sendo a única onde teve o seu cordão umbilical ligado e, depois, o seu crescimento e evolução.
O chutos no couro aconteceram há já muitos anos e com uma história bastante diferente daquela cuja teoria ainda prevalece muito na memória dos amantes do futebol. Talvez porque não a conhecem e ninguém se deu ao trabalho de ir mais longe rebuscá-la.
O que muitos memorizaram e ainda constitui a parte principal do que é considerada alguma verdade - mas não toda - é que o nosso actual clube teve na sua fundação oficial  a uma ligação umbilical, como antes dizia, a uma outra colectividade - GDA - Grupo Desportivo Arrancadense - que a este terá dado continuidade. Há uma falha histórica nesta teoria que ainda é bastante firme e presente na opinião e conhecimento de alguns dos nossos conterrâneos. Mas não é totalmente verdade. Apenas parcialmente.
Porque só por esta teoria e por aquilo que muitos ainda se lembram, dava a entender que a prática do futebol na freguesia e particularmente em Arrancada do Vouga era muito recente, através de um clube popular (não oficializado, porque não inscrito na Associação de Futebol de Aveiro), quando, afinal, os primeiros pontapés foram muitos anos antes de ser «baptizado» um grupo popular conhecido por GDA-Grupo Desportivo Arrancadense. Este é de 1946, devidamente destacado na monografia de António Simões Estima «De Ualle Longum a Valongo do Vouga». Antes destas designações outras houve. Com longa ou curta duração,  não foi possível apurar. E ficamos por aqui, porque já fica muito material desvendado, que retira alguma expectativa àquilo que for feito deste trabalho, ainda em revisão e que vai ser entregue à respectiva direcção do nosso mais representativo e prestigiado clube desportivo da freguesia. Com 50 anos de actividade oficial!
Para depois poderem fazer o que for resolvido e as condições permitirem.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...