Powered By Blogger

sábado, 17 de março de 2012

A Junta de Freguesia na história - 92

Casa de escola quase pronta


Se não foi este, foi outro edifício. Eram dois iguais.
Temos andado a acompanhar as actas da Junta de Freguesia, cronológicamente, e, como se sabe, a tomar contacto com o andamento das obras da construção das escolas.
E já manifestamos alguma curiosidade em saber quando terminaram as obras e o que é que aconteceu. É isso que se começa a vislumbrar no horizonte através da acta da sessão de 27 de Fevereiro de 1916, que a seguir se transcreve:

«Foi deliberado mandar pintar as colunas do alpendre da Escola bem assim colocar cortinas nas janelas das salas de aula da mesma. De acordo com o empreiteiro, foi também deliberado carrear a pedra da pedreira para junto da obra à razão de trinta e três centavos ($33) cada metro cúbico, e a areia à razão de dezassete centavos.
Finalmente foi deliberado que a Junta se constitua em Comissão e congregue a esta todos os cidadãos que dela pretendam fazer parte, para organizar uma festa cívica de comemoração pela inauguração do novo edifício escolar.»

Como não temos mais material para poder adiantar alguma coisa sobre a evolução dessa festa, aguardaremos por novas pesquisas, mas o que fica dito é o prenúncio que as escolas estavam na sua fase final de construção. Vamos a ver como foi essa festa de inauguração em 1916.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...