Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Junta de Freguesia na história - 89


Eleições
A casa da escola - Mais um passo

Foi feita uma «visita» à acta da sessão da Junta de Freguesia de 9 de Janeiro de 1916. Esta acta faz realçar um aspecto histórico interessante: a eleição.
Essa eleição era feita apenas entre os membros da Junta, pelo que a seguir se transcreve. Diz assim: «Em seguida foi interrompida a sessão para se proceder à eleição do presidente que há-de servir no corrente ano. Feito o escrutínio, verificou-se que a eleição recaiu no actual presidente (Álvaro de Oliveira Bastos), pelo que este continuou no seu lugar, no exercício das suas funções.»
O presidente nem se levantou. Continuou no seu lugar!


A casa de escola
É um termo que continua a ser usado nas actas dos distantes anos de 1915... 1916! Não sei porquê, mas poderia ter sido chamada de Escola Primária. Mas não, o termo utilizado era «casa de escola». Pronto, está bem, nós sabemos o que é....
«Seguidamente foram lidas as condições e caderno de encargos da empreitada da segunda tarefa da construção do projecto da casa de escola desta freguesia, as quais depois de devidamente apreciadas foram aprovadas. Foi também deliberado passar editais para a arrematação da dita tarefa, cuja arrematação tera lugar no próximo dia trinta, para o que fica já convocada a sessão extraordinária.»

Uma nota:
A foto que ilustra este post, refere-se ao primeiro edifício da sede da Junta de Freguesia, construído no tempo em que fazia parte da Junta, Joaquim Ferreira Rachinhas, de Carvalhal da Portela e que a esta obra dedicou muito do seu tempo e interesse. Este edifício foi demolido e construída a sede actual.
Claro que esta nota tem uma intenção própria. Não pelo enaltecimento da pessoa, que não necessita, mas pela curiosidade que outros terão em saber. Prometo solicitar fotocópias das actas do tempo que este conterrâneo fez parte da autarquia, em tempos mais recentes que os que tem sido postados. Temos «visitadores» do blogue que terão interesse em conhecer esses pormenores históricos.
A nossa intenção era a de continuar as datas cronológicamente, apontando em cada uma delas, aquilo que se passou. Vamos fazer esta alteração atendendo ao interesse que suscita saber de algumas «estórias» do tempo da Junta daquele Valonguense de Carvalhal da Portela.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...