Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Junta de Freguesia na história - 77

As escolas de Arrancada

Esta história da Junta de Freguesia, relacionada com as escolas primárias, em 1915, parece que não tinham fim, a avaliar pelo descrito nas actas à medida que o tempo passava.
Tem desta vez mais uma acta da sessão extraordinária de 17 de Janeiro, na qual é novamente abordado este assunto.
E consta esta passagem dessa acta:


Estes são os edifícios actuais. Substituiram as instalações demolidas e que seriam, talvez, as que são citadas em 1915, que ainda não sabemos quando foram cncluídas. Se assim for, nós frequentamos a escola  nessas instalações.

«E aberta esta sessão, que, como já de todos era sabido, se destinava tratar dos assuntos referentes à arrematação e construção da primeira tarefa da casa de escola, foi resolvido aditar, depois de largamente apreciadas, algumas alterações e modificações, no caderno de encargos e condições de empreitada e respectivo orçamento para a dita construção da referida primeira tarefa da casa de escola. Estas alterações ficam a fazer parte integrante do respectivo caderno e orçamento. Foi também deliberado que a Junta mande fazer os adobos para a construção de alvenaria, por sua conta, empregando nesse trabalho o imposto de serviço braçal da freguesia, devendo dar princípio a esse trabalho, bem como à abertura do poço da escola. logo que o tempo o permita.»

Depois faz uma descrição do aproveitamento do mesmo imposto de serviço braçal, no que respeita a todos os transportes (talvez com carros de tracção animal, como era típico no tempo), bem como umas referências ilegíveis com as alterações que «decerto origina novos estudos para os concorrentes, foi deliberado adiar o prazo da entrega das propostas até ao dia trinta e um do corrente (Janeiro de 1915), passando-se editais nesse sentido, e ficando também já convocada nova sessão extraordinária para esse dia à hora do costume, para apreciar as propostas dos concorrentes e quaisquer outros assuntos concernentes à mesma obra.»

Certamente que perante esta descrição alguns comentários seriam oportunos, desde a aplicação do imposto braçal até à abertura do poço, o qual ainda fomos encontrar aberto, com apenas um baixo muro de protecção, junto do recreio da escola. Pensamos ser adequado manter a ordenação cronológica das datas das actas e tentar descobrir qual a finalização que vai ter esta situação.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...