Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Efemérides - 12

Maria Alcina Pires Tavares


Passa hoje o seu aniversário Maria Alcina Pires Tavares!
Mas quem era esta senhora com a bonita idade de 88 anos?!
Reside em Mourisca do Vouga, e o previlégio de a ter como a minha primeira professora primária!
A sua data de nascimento foi a 23 de Maio, de um já longínquo ano.
Veio para a escola de Arrancada no ano lectivo de 1947/1948, um anos antes de eu ter entrado, pois penso, porque já não me lembro, que iniciei o meu percurso escolar em 1949, e tendo duas classes a seu cargo - a primeira e a terceira - , durante vários anos, com uma turma que, nas duas classes, comportavam cerca de 50 alunos! Só na 4ª classe passei para a D. Beatriz de Jesus Araújo Moura. Lembro-me que a equipa de docentes daquele tempo era constituída ainda, além da aniversariante, pela citada D. Beatriz, pela D. Maria Antónia Valente Gomes dos Santos (esposa do Inspector Gomes dos Santos e avó do meu amigo Filipe Vidal) e D. Rosa de Almeida Baltazar.
Esposa de um grande amigo e companheiro de pescas, na Barra, o Armando Rocha, entretanto falecido, é mãe da Manuela (professora), Graça Maria (professora), e Armando Rocha (médico neurocirurgião).
Miúdos que éramos, gostávamos de acompanhar a nossa professora pelo caminho, uma vez que vinha da Mourisca a pé, até às Escolas de Arrancada, e lá íamos, por caminhos travessos, pelo campo, a partir da Quinta da Aguieira, pela Boiça, até sair no lugar da Aldeia onde actualmente se encontra o posto de combustível  da Auto-Branco.
Permaneceu, após várias actividades por outras terras, na Escola de Arrancada e daqui saiu, jubilada, em 1992.
Neste pequeno apontamento, quero enaltecer esta data e a professora que muito me marcou, no encaminhamento formativo, durante a escola e fora dela, porque sempre me distinguiu com os seus carinhos de consideração e amizade.
Parabéns D. Alcina!


(Com a ajuda do jornal «Valongo do Vouga» de Setembro de 1992)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...