Powered By Blogger

sábado, 2 de abril de 2011

A Junta de Freguesia na história - 75

A construção das escolas


Continua a saga da história da construção das escolas. Fomos encontrar numa acta de 27 de Dezembro de 1914 - há quase cem anos de distância! - um naco de esclarecimento sobre a situação. E, melhor que contar uma história, transcrevemos o que consta, para ficarmos devidamente esclarecidos.


Quem conhece, sabe que esta Escola é em Valongo

«Um ofício do Excelentíssimo Ministro da Instrução Primária e Normal, sob o número duzentos e noventa e cinco, de vinte e oito de Novembro último, comunicando a esta Junta que por despacho de vinte e seis do dito mês fora aprovado o projecto (planta) para a construção do edifício escolar para os dois sexos, desta freguesia. A Junta ficou sciente.»

Mais abaixo e fora da ordenação do assunto, que devia aparecer logo a seguir, há uma deliberação no meio e depois acrescenta, sobre este caso das escolas:

«Em vista de estar já aprovada a planta da casa da Escola e tendo esta Junta já em seu poder a planta parcial e respectivo caderno de encargos para a primeira tarefa, foi deliberado passar editais para a arrematação da referida tarefa, que consta de dois salões para o sexo masculino, devendo a sua arrematação ter lugar no dia vinte e quatro de Janeiro próximo na casa das sessões da referida Junta.»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...