Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Valongo antigamente - XII

Imagens de outrora
Casa do Povo de Valongo do Vouga




Há por aí várias fotografias desta Instituição fundada pelo grande benemérito da freguesia que foi Sousa Baptista, regressado do Brasil em 1927.
A que agora fica por aqui postada, por especial deferência do Filipe Vidal, será, certamente, da época em que praticamente terá terminado a sua construção.
Porque esta, na sua fase inicial, era apenas constituída pelo corpo principal do prédio, frente para a estrada. Mais tarde, a esta construção foi adicionada uma outra ligadas entre si, de que resultou o conhecido salão da costura e outros arrumos, ficando no rés do chão outras instalações, como sejam a secretaria, a cozinha onde se fornecia a sopa aos alunos das escolas. E a seguir o salão que agora serve para as crianças do ATL.
Ainda numa outra fase, foram construídos os pavilhões adjacentes, nomeadamente o do forno e outros anexos, ao longo do terreno que fica para além das traseiras do posto médico.
Para se verificar o que era e o que é agora a sede da Casa do Povo, que muito progrediu desde 1942, aqui deixamos duas visualizações fotográficas. A que o Filipe nos cedeu e uma outra da nossa autoria. A foto antiga foi obtida com ângulo no sentido de Valongo-Arrancada, como é perfeitamente visível. Nota-se, do lado direito da foto, um portão onde hoje está o salão de rés do chão e primeiro andar, onde já funcionou uma loja de produtos agrícolas e onde funciona agora o ATL. Ainda deste lado, uma escadaria que dava ao primeiro andar (o salão nobre), havendo do lado contrário, como se sabe, idêntica escadaria. Tudo isto está modificado, como se percebe pela foto actual, obtida do lado contrário da primeira. Ou seja, a primeira está do lado norte-sul e a actual do lado sul-norte. Isto para não causar confusões...
É diferente, não é?


2 comentários:

Isamar disse...

Muito bonita, tanto a construção inicial como o restauro.
Mais um óptimo post!
Obrigada por partilhar.

José Marques Ferreira disse...

Olá;

As Isamar são de cá.
E aperceberam-se das diferenças entre as fotos da Casa do Povo.
É muita singeleza e simpatia que querem demonstrar para a minha foto, que nada tem de especial. Mas há olhos e olhos, ou seja, maneiras de ver...
Que eu também aprecio!

JM Ferreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...