Powered By Blogger

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Junta de Freguesia na história - 71

Câmara Municipal
Empréstimos: ontem e hoje!


Temos a hipótese de trazer aqui mais uma pequena história da Junta de Freguesia, registada na acta da sessão realizada em 11 de Outubro de 1914. Nela era feita uma referência a um empréstimo que a Câmara trazia a referendo [das Juntas?]. A redacção está como segue:

«...procedeu-se à leitura do expediente, que constava do seguinte: Uma circular da Câmara Municipal de Águeda, sob o número duzentos e cinquenta, de oito de Setembro do corrente ano, submetendo ao referendum desta Junta a sua deliberação tomada em sessão plenária de vinte e dois de Agosto próximo passado, para contrair um empréstimo até à quantia de cinco mil e quinhentos escudos, destinado à construção de um matadouro municipal naquela vila ou proximidades, acompanhada de uma tabela dos rendimentos prováveis do mesmo matadouro. A Junta, reconhecendo a necessidade urgente de se construir um edifício para este fim que satisfaça as condições higiénicas que o bem público aconselha, deliberou aprovar aquela deliberação da Câmara.
Outra circular da referida Câmara, pedindo para a Junta fazer entre os lavradores a conveniente propaganda da instituição do Crédito Agrícola. A Junta tomou o assunto na devida consideração.»

Há aqui qualquer coisa de original. A Câmara, tal como hoje, necessita de financiamento. Cinco mil e quinhentos escudos, em 1914, só se podiam emprestar ou pedir emprestado, com o aval das Juntas de Freguesia! Uma fortuna, comparado com a grandeza dos números que hoje vimos e ouvimos. Esta, chama-lhe um «referendum». Ou seja, a Câmara pedia a opinião das Juntas para poder avançar. Facto é que, se a maioria respondesse negativamente, será de admitir que não havia dinheiro para o matadouro. Interessante, como as coisas eram...
Outro pormenor: havia outra circular pedindo para se divulgar o Crédito Agrícola! Ou seja, a instituição Crédito Agrícola já existia em 1914. Como diz a publicidade, já cá estão desde 1911!!!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...