quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Efemérides - 6

Eduardo da Silva Bastos
O médico dos pobres - 1880-1964


Casualmente há aqui algumas efemérides práticamente conjuntas.
A de hoje refere-se ao Dr. Eduardo da Silva Bastos, médico em Arrancada, num tempo em que não havia Posto Médico nem qualquer serviço de saúde organizado. A juntar a outras dificuldades, como sejam as deslocações, pois apelo que lhe fosse dirigido, logo deixava tudo e corria (é o termo) para o seu doente.
Tínhamos também o problema dos transportes. Ou ia a pé ou a cavalo. Haviam deslocações, na região, que demoravam um dia inteiro.
Ele próprio fornecia os medicamentos que, naquele tempo, eram mais manipulados do que comprados prontos a serem administrados. Não cobrava o que quer que fosse pelos serviços prestados. Era de uma dedicação extrema, sem limites e sem regateios. Era um dos melhores «João Semana» da região.
Falta dizer que nasceu em 10 de Fevereiro de 1880 e faleceu na sua casa de Arrancada em 15 de Novembro de 1964, com oitenta e quatro anos de idade.
Um Homem que muito deu aos seus concidadãos e justamente homenageado na Casa do Povo, integrado no mesmo programa de Homenagem a Sousa Baptista e ao Prof. Vidal.


(Nota: Aquela foi a possível digitalização da fotografia do Dr. Eduardo Bastos, retirada do jornal paroquial «Valongo do Vouga» de Fevereiro de 1978)
Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...