Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Efemérides - 6

Eduardo da Silva Bastos
O médico dos pobres - 1880-1964


Casualmente há aqui algumas efemérides práticamente conjuntas.
A de hoje refere-se ao Dr. Eduardo da Silva Bastos, médico em Arrancada, num tempo em que não havia Posto Médico nem qualquer serviço de saúde organizado. A juntar a outras dificuldades, como sejam as deslocações, pois apelo que lhe fosse dirigido, logo deixava tudo e corria (é o termo) para o seu doente.
Tínhamos também o problema dos transportes. Ou ia a pé ou a cavalo. Haviam deslocações, na região, que demoravam um dia inteiro.
Ele próprio fornecia os medicamentos que, naquele tempo, eram mais manipulados do que comprados prontos a serem administrados. Não cobrava o que quer que fosse pelos serviços prestados. Era de uma dedicação extrema, sem limites e sem regateios. Era um dos melhores «João Semana» da região.
Falta dizer que nasceu em 10 de Fevereiro de 1880 e faleceu na sua casa de Arrancada em 15 de Novembro de 1964, com oitenta e quatro anos de idade.
Um Homem que muito deu aos seus concidadãos e justamente homenageado na Casa do Povo, integrado no mesmo programa de Homenagem a Sousa Baptista e ao Prof. Vidal.


(Nota: Aquela foi a possível digitalização da fotografia do Dr. Eduardo Bastos, retirada do jornal paroquial «Valongo do Vouga» de Fevereiro de 1978)

2 comentários:

Isamar disse...

Já ouvimos falar do Médico dos pobres, porque ele foi padrinho da nossa avó, portanto sabemos algumas histórias dessa altura, como por exemplo:
"Houve uma noite em que bateram à porta do Dr. Bastos, era um homem de um lugar ainda longe (da serra), que veio pedir-lhe auxílio, a sua esposa estava em trabalho de parto, e começaram a haver complicações com o nascimento do bébé. O Dr. Bastos não hesitou, pegou na mula e lá foi, noite dentro, acudir à senhora. O bébé acabou por nascer, sem mais problemas e, no final, em vez de aceitar o pagamento do paciente, deixou ficar, ele mesmo, dinheiro para ajudar aquela família que vivia em muito más condições."
Uma de muitas história do Médico dos Pobres.

José Marques Ferreira disse...

Olá meninas;

A vossa história merecia um post adequado, a seguir àquele que se refere à efeméride do Dr. Eduardo Bastos.
Porque é uma das muitas histórias que ou morreram com as pessoas, ou ainda perduram esfumadas nas memórias de algumas poucas pessoas.
Eu mesmo posso afirmar que me lembro de um tratamento a qualquer «achaque» que, em criança, fui vítima. E a única lembrança que retive é que em casa dele apanhei uma injecção e, passado pouco tempo, sentia-me bem.
Obrigado pelo comentário, pela história de vida...

JM Ferreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...