Powered By Blogger

sábado, 8 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - I

As imagens de outrora

Mais uma vez o Filipe Vidal, entusiasta destas coisas da história e afins, brindou-nos, por empréstimo, com algumas fotografias, que terão andado pelas mãos de algumas pessoas da família, já desaparecidas, nomeadamente de seu avô o Inspector Gomes dos Santos.
É que as fotografias são realmente antigas e, como tal, constituem um acervo histórico da freguesia que muito necessita de saber da sua história.
Uma jovem licenciada da freguesia, Ana Paula Lima, tem em curso a organização de um trabalho que necessita - e muito - da ajuda das pessoas da freguesia ou não, que tenham imagens e outras histórias de alguns primórdios destas terras e das suas gentes, principalmente em imagens. E, principalmente, do século XX. Pretende mostrar algumas facetas da freguesia que desapareceram com o fumo dos tempos.
Com a anuência do Filiupe Vidal, vou procurar postar aqui essas fotografias, tentando em cada uma delas proceder a uma explicação, ainda que ligeira (e incompleta), do que representam e dos locais e/ou pessoas que englobam.
Vão ver que têm muita curiosidade.
Para começar começa aqui um cheirinho com a digitalização possível da imagem que se apresenta e com a explicação feita um pouco à deriva e sem qualquer investigação ou ligeira pesquisa.

Esta fotografia foi postada tal como está. Não sofreu qualquer «tratamento» informático, qualquer modificação. Toda a gente conhece a imagem. É a capela de Santo António. Pelo aspecto parece ter sido objecto de reconstrução recente, atendendo até ao estado da escadaria e dos apetrechos que estão colocados do lado esquerdo, junto ao muro da estrada. É notório o mau estado da estrada de terra batida, da valeta, de uma cruz de dimensões razoáveis na base da escadaria e, em cima, do lado direito, uma cruz, que talvez fosse a primeira do início do Calvário ali existente, bem como do muro de suporte das propriedades de Sousa Baptista. A capela apresenta-se asseada, sem vestígios de deterioração, inclusivé a porta, que parece em bom estado e com sinais de recente recuperação. Será a capela restaurada por Sousa Baptista? Pela comparação com a actual, pensamos que sim.
Em relação a fotos, fica, para já, esta amostra. Mas outras há mais interessantes.

1 comentário:

Isamer disse...

Olá!!!
Que bom é conhecer a capela de "antigamente". Se tiver mais fotografias antigas, vá postando, porque gostamos muito de ver e aprender.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...