Powered By Blogger

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - VI

Imagens de outrora


Os meus últimos post's sobre 'Valongo antigamente' foram apresentados com outros pelo meio sobre outros temas.
Então pensei o seguinte: em vez de postar as fotos de Valongo de antigamente alternadamente com outros temas, vou apresentá-las todas de seguida, mas com algum tempo entre si, de modo e permitir-me vê-las em pormenor, apreciá-las para as melhor apresentar e, até, poder identificar outros factos que as mesmas possam suscitar.
Desta forma, e segundo este princípio, vou apresentar já uma foto que, para mim, é a principal, senão mesmo a melhor que historicamente aqui se encontra.
É que no verso da fotografia tem escrito o seguinte, tal como segue:

Fotografia tirada em frente à capela de S. António, em Arrancada, no dia 3 de Julho de 1934, por ocasião de um jantar oferecido pelo Sr. Baptista aos professores da Escola Industrial e Comercial de Águeda.

Perante esta perfeita descrição e motivo da reunião, ali, em frente da escadaria de Santo António, é perfeitamente identificável Sousa Baptista, do lado direito de pé e ao seu lado esquerdo, o Padre Marques de Castilho, o grande obreiro da fundação daquele estabelecimento de ensino, onde hoje estão as instalações do Tribunal Judicial de Águeda. As outras pessoas não são, para mim, identificáveis, nomeadamente as três senhoras sentadas na escadaria.
Mas que é história e importante, disso não restam nem se colocam dúvidas.

Mai um pormenor: Em 1934 e com as aparências da escadaria e da capela, as obras de restauro já se teriam desenrolado há muito. São visíveis, do lado direito, o muro de suporte de terras, pormenor que as fotos anteriores não apresentavam. Sobre esta situação, tenho por aí mais umas coisas sobre a capela. Mas não encontrei. Vou procurar e talvez dê origem a mais um post.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...