Powered By Blogger

domingo, 23 de janeiro de 2011

Valongo antigamente - V

Imagens de outrora


Rara imagem da capela de Stº António-Arrancada

Foi no primeiro post desta série, graças à disponibilidade do Filipe Vidal e na primeira amostragem, que tivemos oportunidade de ver a primeira foto da capela de Santo António, apresentando-se, graças às obras de Sousa Baptista, completamente remodelada e diferente, logicamente. Como hoje está diferente daquelas épocas...
Agora estamos a ver a mesma capela, cremos que ainda mais antiga, pois pela imagem são evidentes os sinais de degradação que apresenta, mesmo a pedir encarecidamente que olhem por ela. Não só o edifício, bem como a escadaria...
Também são visíveis de, na mesma foto, ter sido escrito alguma coisa com ela relacionado.
Ampliando ou não, é perfeitamente legível a inscrição que tem de «Capelinha - Arrancada do Vouga», em letra francesa (ou letra rond, que aprendíamos na Escola, em Águeda, na disciplina de caligrafia, ministrada por Madalena Rendeiro, já falecida não há muito tempo). Por baixo diz «De Stº António». Acima destas frases surge, a vermelho, qualquer coisa escrito, que parece «fotografia José Alves... qualquer coisa...».
Pelas origens da fotografia, leva a crer que estas frases pretendem identificar não só o local, o que é inquestionável, como talvez ainda a pessoa que está na foto. Estas suposições atestam a antiguidade da fotografia. E a pessoa que nela ficou, pode não ser da freguesia. Daí as inscrições.
É ainda de salientar todo o meio envolvente, principalmente do lado direito, onde é visível a diferença entre o terreno existente e o que apresenta a fotografia já aqui reproduzida no primeiro post desta série e até com a situação actual. Do lado esquerdo, são visíveis também acentuadas diferenças do estado da estrada e do que, na sua berma, se encontra, como os resquícios de um muro, hoje desabado, bem como uma carroça de tracção animal.
Sobre esta situação é tudo o que podemos dizer...


1 comentário:

Lucilia disse...

Olá!
Muito obrigada por mais este post!
É uma delícia ver estas fotografias de antigamente, poder sentir um pouquinho do "nosso" (valonguenses)passado. Continue a postar fotos destas e a deliciar-nos com recordações e memórias da nossa linda Freguesia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...