Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Irmandade de Nª Sª da Conceição

400 anos de invocações


A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, é das mais antigas da freguesia, no que não apresenta dúvidas.
É uma das mais antigas do concelho e da região. Os documentos existentes comprovam que a sua oficialização e reconhecimento se deu em Roma, «junto de S. Marcos, no ano da encarnação do Senhor de mil seiscentos e dez, aos nove de Setembro, aos seis anos do nosso Pontificado.», atestava o Papa Paulo V, como consta no seu primeiro estatuto o breve deste Papa, com aquela data.
Já em Março de 2009 apontávamos aqui este facto como sendo de grande significado local e não só. Seria uma Irmandade que carecia de uma pesquisa histórica mais aprofundada por pessoas devidamente habilitadas a trazer a público mais um naco da história local e ficar condensada num volume único.
Tanto mais este trabalho se justifica se, com realismo, se olhar actualmente para a sua decadência, conduzindo, infalivelmente e realísticamente, à sua extinção. Depois disso, pouco ficará, certamente.
Mesmo assim, remando contra algumas marés, que não é de estranhar mesmo passando pelas coisas da fé e da religiosidade, os elementos actuais desta Irmandade vão dignificar a data, nos dias 8 e 9 de Dezembro, como é da tradição e dos propósitos estatutários e da vontade de alguns.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...