Powered By Blogger

domingo, 7 de novembro de 2010

Coisas da Guiné - 32

Estranha Noiva de Guerra

Comecemos por dizer que há muito tempo não trazia aqui qualquer coisa sobre a Guiné. Temos agora um motivo, que se trata de um romance de Armor Pires Mota, que tem aquele título. Tenho vários livros deste prestigiado escritor, de Águas Boas-Oiã, alguns deles como tema de fundo a guerra que foi vivida na Guiné. Somos amigos há muitos anos e cabe aqui recordar até alguns factos.
Quanto à guerra, sofreu mais o Armor que eu, como por aqui tenho denunciado. Para além do Armor me ter valido e ajudado, moralmente, num momento trágico da minha vida, após a Guiné, bem como sua saudosa esposa, já falecida, aproximou-nos o trabalho, o jornal Soberania do Povo, as reportagens de «O Préstimo a caminho de Lisboa» (antes de 1974) e agora a Guiné e outras coisas que não importam.
É quanto à Guiné que existe a maior surpresa da vida militar de ambos. O Armor foi para um local diferente daquele que me foi destinado. Nunca nos encontramos na Guiné. Teve uma vida de guerra muito sofrida, na sua CCav 490 (se não estou em erro). Uma outra curiosidade, está no facto de ambos, embarcados no mesmo navio, chegamos a Lisboa, sem nunca, mesmo no barco, nos termos encontrado.O navio era o «Niassa». Continuamos com os nossos contactos, por causa disto e daquilo e dos livros, e só de vez em quando.  Ultimamente um pouco mais. Agora por causa do livro com aquele título.
O livro tem uma programação prestigiada para o seu lançamento. E vai ser:
- 10 de Novembro, pelas 18:30 horas, na sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa, por Beja Santos.
- 13 de Novembro, pelas 16 horas, no Centro Cultural Élio Maia, no Silveiro, por Beja Santos.
- 19 de Novembro, pelas 21:30 horas, na Livraria Bertrand, do Forum de Aveiro, por João de Mancelos.
Dos direitos de autor, prescindiu ele dos mesmos em favor dos Centro de Apoio de Inclusão Social, da Liga dos Combatentes.
O Dr. Beja Santos também foi um militar da e na Guiné. E é autor de vários livros da sua vivência neste país.
No dia 13 de Novembro, no Silveiro, lá estarei.
Para terminar, este factor importante:
Estava a chegar a casa, agora há pouco, e vi que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, na TVI, apresentou este livro de Armor Pires Mota. Daí o facto de me ter lembrado desta nota, já longa, aqui. Ainda não tenho o livro e estou curioso e ansioso para o ler.
Em cima uma amostragem da capa, com uma fotografia genuína da Guiné. O Armor ainda me telefonou a perguntar se eu tinha uma foto da Guiné que incluísse aquela imagem de um soldado a ser transportado, ferido ou morto.Queria que a capa do livro tivesse esta imagem. Ele lá sabe porquê. E quando o ler, certamente que ficarei também a saber...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...