Powered By Blogger

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nacos de história

O Palacete da Quinta da Póvoa

Seja-me permitido mais uma intromissão no jornal «Valongo do Vouga» de Novembro de 1983. É dele esta (má) digitalização. Mas dá para perceber que se trata do palacete da Quinta da Póvoa, mesmo no coração da freguesia.
Pela pena do sr. Elisio Fernandes de Oliveira, que, naquele periódico e enquanto vivo, ali manteve uma rubrica a que dava o nome «Da minha janela» e na qual contava coisas interessantes.

O Palacete da Quinta da Póvoa, após a sua construção

É dessa rubrica a fotografia daquele palacete e de alguns elementos históricos, donde os retiramos. O sr. Elísio Fernandes de Oliveira chegou, como tantos outros no século XIX e XX, a ir até ao Brasil. Lá a sua função era caixeiro (vendedor) de praça (na localidade). Percorreu todo o Rio de Janeiro. Mas por pouco tempo. A saúde obrigou-o a regressar.
Sobre o proprietário deste palacete - Leandro Augusto Martins - com quem manteve relações, foi um homem de sucesso em terras brasileiras. É quase contemporâneo de Sousa Baptista. Na sua freguesia, Leandro Martins mandou construir aquele palacete, com projecto do arquitecto João Gomes, de Alquerubim, e foi o sr. Manuel Tavares Corga, conhecido e competente construtor da nossa freguesia o responsável pela obra.
A construção foi iniciada em1de Setembro de 1916, com alicerces de mais de 4 metros de largura na base. A casa foi inaugurada em 8 de Setembro de 1925 e havia no seu interior magestosas festas de sociedade. Não havia, no tempo, energia eléctrica, mas Leandro Martins adquiriu um potente gerador que instalou em casa apropriada e anexa ao palacete, que produzia energia para a casa e para alimentar um rádio, quando ainda não se falava em rádios em 1925.
O seu último proprietário, sr. Augusto dos Santos Pereira, há pouco tempo falecido, adquiriu a Quinta, onde viveu e trabalhou os seus últimos anos após a aposentação. Hoje está na posse dos seus herdeiros. Deixamos este naco histórico, para os mais distraídos da nossa praça.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...