Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Coisas e Loisas - 25

Para ler bem

Quando digo para se ler bem, é mesmo isso, porque parece que a notícia publicada no «Soberania do Povo», de 5 de Dezembro de 1931, da autoria do sr. António Magalhães que foi correspondente deste semanário durante dezenas de anos, bem como do Jornal «O Século», de Lisboa, com o título "Valongo do Vouga", entre outras que lá estão publicadas, esta merece um destaque interessante. Veja bem o contexto da notícia e concretize com a última frase. Engraçado este português, como costumamos dizer. A notícia é assim:


«Tendo esta freguesia quatro postos de recepção de leite, era de lamentar não haver na freguesia um touro de raça para produção, pois só Macinhata ou Pedaçães havia reprodutor. Agora o sr. Manuel Ferreira de Almeida, desta localidade, adquiriu um de raça turina e outro Mirandez, que muito beneficia nesta região os interessados.»

Não leve a mal. A linguagem e a redacção é que suscita a brincadeira...

2 comentários:

Filipe Vidal disse...

Isto é como as cerejas! Referiu os postos de recolha do leite, pois há pela Freguesia os vetígios dos edifícios que serviram para esse efeito. Dará certamente para mais um tema a explorar! Continuação de um excelente trabalho!

J M Ferreira disse...

Filipe;

Obrigadinho, como sempre, pela oportuna intervenção. Talvez inconscientemente, em pensar em qualquer iniciativa futura, comecei já a tirar algumas fotos, pelo menos a um posto de recolha de leite. Como nem sei onde eram os outros, vou tentar obter locais e respectivos vestígios para aqui historiar.

Um abraço,

JM Ferreira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...