Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Coisas e Loisas - 24

O Palacete de Vilar de Besteiros


Este apontamento justifica uma introdução.
No dia 20 de Agosto passado, publiquei dois apontamentos relacionados com os factos, que estão em livro, ao qual foi dado o título de «As Meninas Mascarenhas».
Penso não ser necessário repetir agora que a edição foi do Jornal «Valongo do Vouga» - Abril de 1984 - quem nele esteve envolvido, etc..
O que importa agora salientar e colocar em evidência é a forma desinteressada como algumas pessoas, que gostam disto e da nossa vila, colaboram desinteressadamente. Coloco neste lugar o meu amigo Filipe Vidal.
Estava eu a iniciar a colocação de alguma coisa no blogue, quando ouço um sinal sonoro indicativo que tinha chegado uma mensagem. Imediatamente fui ver e qual não foi o meu espanto que encontro ali duas fotografias, tiradas este fim-de-semana, pelo meu amigo Filipe, que se deu ao trabalho de passar por Vilar de Besteiros e fotografar o palacete onde residiu a família Bandeira da Gama, mãe e tios de ambas as meninas que foram causa e efeito desta história interessante e apaixonante para a época. As Meninas Mascarenhas.
Se bem pensei, melhor o vou fazer. Colocar aqui as duas fotografias dos apontamentos que publiquei em 20/8, e as fotografias agora enviadas pelo Filipe Vidal e, por elas, constatar o estado em que se encontrava aquela moradia histórica, e, após a recuperação feita, creio, pela Câmara Municipal de Tondela. A diferença é muita e o palacete é espantoso!






Estas duas fotografias finais, foram obtidas agora pelo Filipe Vidal. As duas primeiras já constam neste blogue e foram obtidas do site da EB1 de Vilar de Besteiros em:
http://www.eb1-vilar-besteiros-tondela.rcts.pt/index.htm

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...