Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

As Meninas Mascarenhas

O livro - XXV


Um aspecto da Rua de Belomonte, no Porto, segundo o blogue 'Obradouro.blogspot.com'

Avancemos um pouco mais na narrativa do livro de As Meninas Mascarenhas. Andava o Dr. Silva Pinho perto do Mercado Ferreira Borges, e ali perto ficou a saber que as meninas estavam protegidas e escondidas. Ficou preocupado pelo facto de se admitir a hipótese de Joaquim Álvaro ser preso. Se, por um lado, ficou relativamente tranquilo, por outro, a questão da prisão do amigo não o deixava tranquilo. E foi neste estado de espírito que regressou a Gaia, à estalagem da Mariana.
Havia muita gente, bastante movimento e alvoroço. Recolheu cedo, mas não conseguia dormir. Ao outro dia, levantou-se cedo e andou pela margem do rio, para saber notícias. Nada ouviu de interessante.
Era relativamente cedo para ir às Palhacinhas, onde moravam os seus amigos Veloso. Mas foi e encontrou o Francisco Veloso já a pé.
A informação que obteve foi extraordinária, dramática e comovente, buscando as suas próprias palavras. As Meninas e o tutor estavam em casa de Pedro Ransam, de nacionalidade francesa e morador na rua de Belomonte, desde a madrugada em que chegaram ao Porto, Douro abaixo, como já foi referido. Este local era seguro e a polícia dificilmente daria com o esconderijo.
O estado de sítio que se verificava dava a entender que a polícia desconfiava do local. Na véspera, quando o Veloso foi, pelo Codeçal, procurar um amigo, não o encontrou em casa. Na rua dirigiu-se à Batalha. E aí estava o tal amigo raro. António da Silva Santos, alto, magro e esperto, solicitador de causas que o Dr. Silva Pinho ficou a conhecer e de quem se tornou muito amigo.
Este solicitador, através dos Velosos, de quem era um íntegro amigo, até pela política que então se vivia, foi contactado pelo Francisco Veloso que o pôs ao corrente da situação, nada tendo ocultado, pedindo o seu auxílio e que lhe ofereceu um conto de reis, se salvasse as meninas Mascarenhas.
O solicitador tinha na rua de Belomonte um amigo muito íntimo, cuja casa frequentava. Tratava-se do cirurgião Lima, um homem de prestígio e de conselho, que procurou imediatamente formar um plano para tirar as órfãs da casa de Ransam. O cirurgião encontrou de imediato solução para este sério e intrincado caso.
Brevemente vamos ver como...
Não se imagina como foi possível passar uma barreira de polícia com duas meninas (uma de cada vez), sem ninguém ter desconfiado de nada.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...