Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Junta de Freguesia na história - 31

Nacos de história
.....

O actual largo citado na acta de 1912

A temática da Junta de Freguesia durante mais de um século e do que nela se passava, atravessando os anos pelas descrições existentes nas actas, é um precioso elemento que nos mostra o que se passava e, até, como viviam as populações dos diversos lugares e dos meios que existiam e com os quais tinham de ser «governo» da freguesia. Desta feita vamos ocupar um espaço aligeirado de alguns factos. E um deles, bastante interessante, é o alinhamento e a demarcação do largo propriedade da Junta de Freguesia existente junto do adro e hoje conhecido pela Praça de S. Pedro.
É na acta da sessão realizada em 14 de Janeiro de 1912, que existe uma pormenorizada definição do alinhamento e confrontações daquele espaço, que foi objecto de muitas e variadas intervenções ainda não há muitos anos.
Como vem sendo traduzido, havia muita gente, «a maior parte do povo da freguesia», como dizia a acta, a assistir «destacando-se nessa massa popular as pessoas de maior repeitabilidade e representação desta paróquia». Ou seja, com esta definição, estavam presentes "os importantes de então da freguesia, os fluentes".
A demarcação do terreno, está assim descrito na acta: ...«Tratou esta Comissão de proceder à demarcação do terreno que constitui propriedade da Junta de Paróquia, parte pelo nascente com o Passal, pelo norte com a Rigueira, pelo poente com o cemitério e Adro e pelo sul com o caminho que dá do pátio da «Residência» para o adro. Ouvidas as opiniões autorizadas, foi, com a aprovação unânime de todo o povo da freguesia ali largamente representado, fixada a linha divisória entre a propriedade desta Junta de Paróquia e o antigo "Passal", sendo em seguida metidos os marcos, que formam uma linha recta desde o marco sul, contíguo ao caminho de carro do pátio da "Residência" e à altura do pinhal nascente da primeira casa, ligada, a nascente, com a casa da residência.... etc., etc., etc.,»

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...