Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de março de 2010

Gente destas terras - 23

JÚLIA DOS SANTOS MAGALHÃES
DIA 10 DE MARÇO NA SIC





Não carece de apresentações. Já aqui desmembramos uma série de estórias, quiçá a sua biografia. É do lugar de Brunhido, onde residiu durante muitos anos. Foi operária fabril. Foi autodidacta da cutura, evidenciando-se no teatro, onde chegou a ter um grupo exclusivo, com o apoio da Casa do Povo de Valongo do Vouga. Frequentou um curso cénico promovido pelo INATEL em Sintra. Esteve na TV1, no Monte da Virgem, onde participou num programa um pouco antes da Praça da Alegria. É uma poetisa popular admirada pelos letrados.
Com muito sacríficio publicou quatro livros de sua autoria. «Estado de Alma em Poesia» «Pedras Soltas», «Contos da Avó» e o último «Ponto Final». Mas não é o último. Tem na forja mais um de encantar, mais dirigido a jovens e adolescentes. Mais ternurento.
E tudo isto para dizer que Júlia Magalhães vai estar no dia 5 de Março nas Escolas de Arrancada; no dia 9 de Março na Escola Fernando Caldeira, em Águeda e em 10 de Março, da parte da tarde no canal de TV SIC, no programa de Fátima Lopes, que se chama, salvo erro, «Vida Nova».
É que gosto de ver este programa e as manifestações de sensibilidade extrema desta simpática apresentadora. Deixem-me dizer isto e que a própria não me leve a mal: aparecem-lhe certas situações a que a sua sensibilidade é mais forte e comove-se. Um dias destes vi isso. Isto são manifestações de carinho, de sentimento de quem sente os problemas dos outros e, às vezes, impotentes situações nos invadem porque não podemos resolvê-los. Estou a referir-me a Pedro Beça Múrias.
A Júlia Magalhães lá estará, na SIC, no dia 10, da parte da tarde. Convido todos os espectadores que tenham a oportunidade de assistir. Porque além da figura de poetisa popular, é uma pessoa da terra, terra esta que raramente apresenta pessoas alcandoradas nestes sítios um tanto ou quanto inacessíveis. Mas a Júlia Magalhães estará lá por direito próprio.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...