Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de março de 2010

As nossas coisas

O aspecto social da freguesia

Com as obras a serem ultimadas, vai, apesar de tudo, em bom ritmo, a finalização das obras da FNSCFVV. Ou seja, parece que temos de nos habituar, no bom sentido, a começar a perceber o realismo destas siglas que, por cá, vai constituir uma actividade social de primordial importância que muito necessário se fazia sentir. O apoio à terceira idade, como é usual dizer-se, ou então, para fugir um bocadinho a certos estigmatismos da língua, o apoio aos séniores.

Na minha modesta opinião, chamem-lhe de terceira ou quarta idade, ou séniores, que o problema, de uma forma mais simples, é o apoio aos IDOSOS.
Assim, aquela nomenclatura (palavra com que não simpatizo, porque cheira-me a um não muito distante tempo em que certas estruturas, até de pessoas, eram definidas por 'nomenclatura', com outras letras e tudo) vai querer traduzir a Fundação Nossa Senhora da Conceição da Freguesia de Valongo do Vouga.
Esta acção de apoio aos idosos, cujas razões e necessidades não vamos escalpelizar, correndo o risco de mais uma - entre tantas - dose de repetições, já vem de há dezenas de anos, quando nessa altura já se clamava que a freguesia era a mais idosa do concelho de Águeda. Chegou-se a contar cerca de 700 pessoas com mais de 70 anos de idade, mais ou menos, claro, e não havia nada...


Aquela estrutura vem responder, se não no seu todo, pelo menos numa grande parte, às necessidades que se sentem actualmente, por cá e não só. Perante esta redacção, é mesmo isso que queremos dizer, que, não é provável mas mesmo certo, que é todo o país que está a sofrer as consequências do envelhecimento da população.
Isto vem a propósito de algumas fotos que tirei ao edifício em acabamento, da referida Instituição, que, ainda este ano, vai funcionar em instalações modelares e mais adequadas às circunstâncias que se vivem e de quem delas vai usufruir. Que o seja para benefício da população.
Algumas fotos, aqui ficam para a história.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...