Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

As nossas coisas

Grupo Típico "O Cancioneiro de Águeda"


Além de Associação, é uma grande Instituição. Como outras que cá temos! Uma Instituição que marcou e marca o tempo de preservação de costumes e tradições e cantigas do povo. Felizmente que o concelho está bem recheado delas, das quais ninguém se esquece, mas enaltece.
Andei por aqui a mexer e dou com um livro que, pelo seu conteúdo, serviu de patamar para uma deslocação aos Estados Unidos da América, mais concretamente à cidade de Newark, nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2003. Esta deslocação inseriu-se nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
É pena que este livro não tenha indicações concretas desta iniciativa em datas e em títulos, para melhor identificar e colocar na história. Porém, ao lê-lo, na página sete temos um testemunho do nosso conterrâneo Jorge Fernandes, além de outros testemunhos interessantes, cuja página aqui deixamos digitalizada e que diz o seguinte:
....
«A cultura de Águeda, representada pela música, as danças e os cantares das suas gentes, são para nós motivo de orgulho. Quando estamos longe, a saudade é grande e, se alguém nos recorda as imagens da nossa Terra, esse orgulho ainda é maior e faz-nos vaidosos de pertencermos à cidade que o poeta chamou de "ÁGUEDA-A-LINDA".
A notícia que o vosso grupo gostava de vir aos Estados Unidos deixou-nos, desde a primeira hora, muito sensibilizados a pensar no que poderíamos fazer para que o nosso sonho se tornasse realidade.
O dia chegou e é com muita honra que convidamos o "CANCIONEIRO DE ÁGUEDA" a estar presente nas maiores comemorações do DIA DE PORTUGAL que se realizam na cidade de Newark, nos dias 6, 7 e 8 de Junho próximo.
A estadia será em casa de famílias aguedenses que vos irão receber com muito carinho.
A vossa participação nas referidas comemorações começa com um Festival de Folclore no Sábado dia 7 de Junho, onde irão actuar Grupos de Portugal e outros da Comunidade Portuguesa aqui radicados.
Com votos das maiores felicidades para todos que, com dedicação, fazem parte de "O CANCIONEIRO DE ÁGUEDA".

O Presidente da Direcção de
Núcleo Humanitário de Águeda
a) - Jorge Fernandes»

Nota: - Esta nota concerteza que apenas servirá de recordação de uma data e uma iniciativa do Núcleo Humanitário de Águeda em Newark, de cujos Órgãos Sociais o Jorge Fernandes fez parte em vários cargos.

*****
Este livro tem no alto de todas as suas páginas esta citação: «Se houvesse de fazer-se algum dia a caricatura de Águeda, bastaria figurá-la assim: Uma nota de música com foguetes na cauda». (Do livro "Águeda" de Adolfo Portela).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...