Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Valongo em Missão

Envio da Márcia

Neste fim-de-semana de 24 e 25 de Outubro, [de 2009] pudemos estar presentes na Paróquia da Márcia, Valongo do Vouga, para celebrar o seu envio para a missão de Mongumba na Republica Centro Africana, juntamente com a sua Comunidade Eclesial.
No Sábado, começamos por participar em vários encontros de catequese onde falamos da partida da Márcia e apresentamos vários aspectos da Missão da Igreja. Estivemos presentes na Missa para as crianças, muito participada, onde se percebeu a animação da sua Paróquia. À noite, fizemos uma vigília de oração com um bom número de pessoas.
No Domingo foi o grande dia, a igreja estava cheia para participar na Missa de envio presidida pelo Pe. Luís Filipe Dias, Missionário Comboniano que, para além de já ter trabalhado naquela paróquia, foi um dos responsáveis pela construção das fundações do nosso Movimento em Portugal.
A Eucaristia foi carregada de sentido e vivida com muita emoção. Para alem do significado que tem a partida da Márcia, foi sublinhado o papel dos que ficam, especialmente dos familiares e amigos mais próximos, que também são convidados a olharem para este acontecimento com os olhos da fé e a entregarem todas as dificuldades a Deus para participar desta forma tão especial na Missão da Igreja.
Foi muito bom poder ter participado neste fim-de-semana missionário, por tudo o que representa a partida de mais uma missionária de Jesus para o Mundo, mas também pelo convívio com todos aqueles que se sentem próximos da Márcia e participaram da festa.
A forma como a família da Márcia nos abriu as portas foi tocante, dando-nos o privilégio de assistir, tanto à alegria de vê-la a dar um passo tão importante, como à saudade que o afastamento que se aproxima promete a todos.
Agradecemos a hospitalidade de toda a comunidade de Valongo do Vouga que foi maravilhosa pelo entusiasmo demonstrado nas Eucaristias. Agradecemos ao Pe. João Paulo, pároco de Valongo do Vouga, pela disponibilidade, abertura e participação sentida. Finalmente agradecemos à Família da Márcia pela alegria e hospitalidade com que nos recebeu.
Todos juntos pedimos ao Senhor que, por intercessão de Maria e Comboni, acompanhe sempre a Márcia pelos caminhos da Missão, que mantenha o seu coração aberto aos Seus Desígnios e os nossos fervorosos na oração para que tudo corra segundo a Sua vontade.

Pedro Moreira - LMC

Este post esteve aqui cerca de 24 horas com a informação que não estava completo. Chegou o tempo e o momento de o completar, inclusivé com algumas explicações.Uma delas está relacionada com o site dos Missionários Combonianos, donde foi extraída a descrição da autoria de Pedro Moreira (LMC - Leigo Missionário Comboniano). Impunha-se, com o devido respeito, a citação da sua origem. Foi lá que, «navegando» por estas vias internautas, descobrimos (é mesmo o termo correcto) esta notícia que se verificou em Outubro de 2009, há quase três meses, na igreja de Valongo do Vouga, como no mesmo se salienta.

Depois, continuamos com a pesquisa e descobrimos também um bom lote de fotografias, no alojamento do fotos.sapo.pt (fotos públicas), das quais aproveitamos as que antes se exibem.
Por esta altura, já a Márcia estará em terras longínquas da República Centro Africana, um imenso país mesmo no centro do continente africano. A missão onde Márcia estará, naturalmente, com a graça de Deus, a tentar desenvolver o seu trabalho apostólico, fica situada na localidade de MONGUMBA, naquele país, como acima se refere.
Se a Márcia chegar a contactar com o apontamento deste blogue, que saiba que estamos em permanência junto de si pela oração e pelo espírito.
Fica, assim, completo este post.
Pode confirmar clicando aqui...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...