Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 8

Derrama de 15%


Como já vimos anteriormente, nesta série de capítulos sobre alguns pitorescos e históricos factos da vida da Junta de Freguesia desde os fins do século XIX, constatamos que a Junta, com uma burocracia simplista, a que chamamos o «simplex» daquele tempo, resolveu por uma simples deliberação exarada em acta, lançar uma derrama de 15% sobre as contribuições que os paroquianos de Valongo do Vouga pagavam ao Estado.

Ficámos com curiosidade em saber da evolução deste acontecimento, que teve início em 31 de Agosto de 1902 (século XX). Então vimos dar conhecimento que na acta da sessão de 14 de Setembro de 1902, sob a presidência do reverendo prior João Antonio Nunes Callado, e «aberta esta predicta sessão, pelo mencionado presidente, disse este para os demais vogaes que era preciso officiar à Excellentissima (está escrito assim: Excellentissa) Camara d'este concelho afim d'esta nomear dois informadores para organizar o rol da derrama que se projecta lançar para obras da egreja, e que, no caso de a mesma Camara se recusar a nomeal-os, indicava já para esse fim os senhores Custodio Martins Pereira e Antonio Gomes Corrêa Sereno, como tudo ordena o Codigo Administrativo em vigor. E a Junta, concordando com a proposta do seu presidente, deliberou affirmativamente.»

Por este extracto, a derrama iria avante mas havia a necessidade de nomear duas pessoas, mas, se a Câmara não o fizesse, a Junta indicava já, para "facilitar" as coisas, essas mesmas pessoas da freguesia.

Vamos, a partir de agora, verificar a evolução deste acontecimento. Como se vai ver mais adiante, as obras da igreja rondavam, salvo erro, porque não fui confirmar, mas já li, a quantia de 600.000 reis, o que, para a época, era uma pequena fortuna. Penso até que este valor já foi mencionado aqui em post's anteriores.

Recordamos que procuramos respeitar a ortografia em que a acta está redigida.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...