Powered By Blogger

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Junta de Freguesia na história - 1

A Junta de Freguesia em 1890


Em cumprimento do prometido, iniciamos aqui algumas notas sobre a vida da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga e, talvez, das suas gentes, desde o século XIX. Constatamos que o primeiro livro de actas que encontramos é dos finais de 1889, pois nele se encontra, na capa, aquele ano. Mas os termos de abertura que naquele tempo já se usava como elemento legal no tratamento dos livros destas Instituições e outras, como cremos, tem a data de 2 Janeiro 1890.

A primeira acta, com a mesma data, é um «Auto de juramento celebrado em sessão da Junta da Parochia no dia 2 de Janeiro de 1890», como é referido.

Para o triénio de 1890-1892, constam um conjunto de nomes (chamados vogais) que, votados por escrutínio secreto, eram os seguintes:

- Custódio Martins Pereira
- Ricardo Almeida Branco
- António Fonseca Vidal
- Manuel Simões Novo
- José Gomes Fonseca Júnior

Dessa votação, a acta refere ainda que deste conjunto de cidadãos, foi eleito presidente, com 4 votos, Custódio Martins Pereira. Para vice-presidente, também com 4 votos, foi eleito Ricardo de Almeida Branco.

As sessões eram no 2º e 4º domingo de cada mês.

*****

Como se sabe, os documentos oficiais que deveriam registar as actividades dos Organismos, começavam, por exemplo, assim: « Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e noventa e três, aos dez dias do mez de fevereiro do dito anno, n'esta casa da fábrica da freguezia de Valongo, por 10 horas da manhã, se reuniram... etc. etc. etc.»

Não é novidade este costume, respeitando-se a redacção ortográfica da época.
Não encontramos actas mais antigas da Junta de Freguesia, ou «Junta da Parochia» como eram designadas, uma vez que estavam agregadas à igreja de cada freguesia ou paroquia.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...