Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A história local

Estação arqueológica do Cabeço do Vouga
- Sítio da Mina -


Como se referia no antecedente sobre este tema que temos vindo a citar do Guia da Estação e do Visitante, editado pela Câmara Municipal de Águeda/Gabinete de História e Arqueologia, entrando nas páginas 25 e 26, sobre:


As origens do povoamento na Idade do Bronze
«Os primeiros testemunhos da ocupação Humana no sítio da Mina, embora não visíveis à superfície do terreno, exceptuando-se um ou outro fragmento cerâmico, datam da Idade do Bronze.
A existência de uma ocupação anterior à Idade do Ferro ficou comprovada com a escavação arqueológica dos sedimentos até ao soco rochoso, pois é de sobremaneira sobre estes finos sedimentos depositados sobre o arenito que as populações se irão estabelecer - este aspecto é bem revelador de que, por alturas do V milénio a.C., o soco rochoso aflorava praticamente à superfície.
Podem ser, inclusivé, identificadas duas fases cronológico-culturais: um Bronze Antigo e um Bronze Final, particularmente a partir dos ítens da cultura material, com relevo para a cerâmica.
Na primeira fase predominam os artefactos itícos, talhados e/ou polidos, acompanhando uma olaria de fabrico manuel, não decorada, de formas herdadas do Calcolítico.
Na segunda fase, as cerâmicas carenadas e de superfícies brunidas, impõem-se sobre este fundo comum.
Artefactos metálicos associados a estas duas ocupações diacronicamente diferenciadas, não se conhecem, o que de certo modo indicia que o metal constituía um item ergológico raro e, como tal, apropriado e/ou detido pelas elites - chefaturas.
Dos itens domésticos faziam ainda parte moinhos manuais, em granito - mós de rebolo, como também são conhecidos.
Ao nível do habitat, este é muito frustre, constituído por cabanas em palha-barro, servidas por lareiras internas, definidas por pequenas pedras dispostas em círculo, como aqui se documentou no sitio da Mina.»


A seguir: - Aculturações e afirmações:
do "ferro mediterrânico" ao "ferro atlântico"

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...